Física Aplicada

Quando os conceitos da física são utilizados para investigação científica ou para a execução de tecnologias e para atividades práticas em áreas da engenharia ou medicina, podemos dizer que se trata de Física Aplicada.

Porém, a investigação da Física Aplicada não é superficial, pelo contrário, é intensa e muito profunda, pois busca afirmações fundamentais baseadas na verdade, na ciência física e em conceitos básicos, que estão mais próximos de princípios científicos.

Sendo assim, é a física sendo usada em aparelhos modernos e com tecnologias sofisticadas, geralmente empregadas e aplicadas em outras áreas científicas, envolvendo sistemas práticos.

Por isso, a Física Aplicada se difere bastante da física pura, principalmente porque ela se relaciona com outras áreas de conhecimentos, além de ser modelada de acordo com o objeto de investigação e com a forma de operação dos investigadores.

Fórmulas

A Física Aplicada é usada em diversas áreas do conhecimento, entre as quais estão a forma de utilização do laser, os aparelhos de fibra, a física médica, a dinâmica de fluidos, a biofísica, a eletrônica quântica, a nanotecnologia, as células fotovoltaicas, a microfluidez, entre outras.

Nas universidades, por exemplo, a Física Aplicada é usada para o estudo de estabilidade de géis, sistemas biológicos, superfícies semicondutoras, sistemas micelares e sistemas biológicos, fazendo a relação da ciência dos materiais com áreas de disciplinas que interagem e, de certa maneira, se complementam.

Como exemplo também podem ser citados diversos dispositivos eletrônicos e óticos que possuem materiais que foram obtidos através do estudo feito pelo campo da Física Aplicada.

Os processos físicos e químicos e como eles interagem na atmosfera e biosfera também fazem parte do estudo feito pela Física Aplicada, assim como o balanço radioativo atmosférico, o levantamento a respeito da poluição do ar, como a radiação se espalha, quais são as propriedades óticas de aerossóis, entre outros.

Como é possível perceber, a Física Aplicada é um conceito extenso e muito utilizado para que sejam desenvolvidas novas tecnologias na universidade ou no mercado, refletindo em mudanças na nossa sociedade!

Fórmulas Científicas

Conclusão

A Física Aplicada nada mais é que a própria Física sendo suporte para determinada tecnologia ou para outros fins práticos, como: engenharia. Mas, ao contrário da investigação superficial, a Física Aplicada vai muito mais fundo, que é o mesmo caso da matemática aplicada.

A Física Aplicada tem raízes profundas nas verdades fundamentais e também nos conceitos básicos da própria ciência física, porém, tem relação mais intima com os princípios científicos em sofisticados aparelhos e sistemas práticos, ou seja, é a aplicação da física em outras áreas da ciência.

A principal diferente entre a Física Pura e a Aplicada, além de uma combinação de razões, ainda leva em consideração as motivações e atitudes dos investigadores, como também a natureza do relacionamento da Física Aplicada com outras ciências que podem afetar nosso trabalho.

Leia também! Assuntos relevantes