Biografias

Erastótenes

Um dos maiores feitos de Erastóstenes foi o cálculo preciso da circunferência da Terra. O matemático estudou e viveu nas cidades de Atenas e Alexandria. Ele é conhecido como “Beta” e foi considerado o segundo melhor matemático e astrônomo da Grécia Antiga.

Erastótenes foi aluno do filósofo Aríston de Quios, do gramático Lisânias de Cirene e do poeta Calímaco. Ele se destacou em várias áreas do conhecimento e atuou como tutor de Filopator, filho do faraó Ptolomeu III, e também como bibliotecário-chefe da Biblioteca de Alexandria.

Erastótenes escreveu obras filosóficas importantes, além de poemas, histórias, diálogos e trabalhos sobre gramática. As obras mais relevantes do matemático foram “Sobre a medição da Terra”, “Catasterismos”, o poema “Hermes” e “Platonicus”.

Acredita-se que Erastóstenes de Cirene tenha falecido aos 82 anos de idade, no ano 194 a.C., em Alexandria, no Egito. O filósofo deixou seu nome registrado na história como um dos mais importantes pensadores da Grécia Antiga.