Como Fazer um Relatório

Conceitualmente, um relatório trata-se de um relato sobre algum acontecimento, tarefa ou sobre algo, podendo ser falado ou escrito. Todo relatório transmite detalhes do elemento a ser relatado, deixando de lado dados desnecessários. Fundamentando minuciosamente, com a maior precisão possível, o entendimento presente naquele pacote de informações a ser transmitido ao ouvinte ou ao leitor, a quem se destina esse tipo de texto, combinando em sua composição os gêneros textuais: descritivo e narrativo.

Ao longo de toda a vida estudantil, acadêmica e profissional, os alunos e trabalhadores recebem solicitações de relatórios, um tipo de texto que é redigido a partir de um experimento, aula, leitura, atividade ou observação.

Na prática, o relatório apresenta, de forma concisa e totalmente livre de informações que não sejam relevantes, um olhar crítico e argumentativo sobre determinado tema. O conteúdo deve, portanto, contar com conclusões, dados, comentários, informações a respeito do tema analisado e uma boa exposição teórica, com argumentações de qualidade e resultados sobre os fenômenos ou experimentos estudados.

O bom relatório tem sempre um ponto de vista específico, com objetivos bem definidos, boas fontes de pesquisa, sucinto, e deve sempre obedecer a norma culta.