Dicas de como fazer um bom relatório

Ao longo de toda a vida estudantil, acadêmica e profissional, os alunos e trabalhadores recebem solicitações de relatórios, um tipo de texto que é redigido a partir de um experimento, aula, leitura, atividade ou observação.

Na prática, o relatório apresenta, de forma concisa e totalmente livre de informações que não sejam relevantes, um olhar crítico e argumentativo sobre determinado tema. O conteúdo deve, portanto, contar com conclusões, dados, comentários, informações a respeito do tema analisado e uma boa exposição teórica, com argumentações de qualidade e resultados sobre os fenômenos ou experimentos estudados.

O bom relatório tem sempre um ponto de vista específico, com objetivos bem definidos e boas fontes de pesquisa.


Confira algumas dicas preciosas para escrever um bom relatório:

Tema – Tenha sempre o tema ou objeto de estudo em foco. Traçar o objetivo do relatório é importante para executar um bom trabalho.

Referências – Para escrever um bom relatório é preciso consultar boas fontes de informação, que sejam seguras e qualificadas. Utilizar livros, dados, artigos e anotações ajuda a formatar o relatório.

Conteúdo – O relatório deve ser sempre focado no tema central do experimento ou observação. Antes de escrever a versão final, faça um esboço e cheque fontes confiáveis e suas próprias anotações.

Qualidade – O conteúdo do relatório deve estar bem escrito. Por isso, é importante manter a atenção integral, estudar o tema, pesquisar e começar o relatório com o tema central.

Estrutura – A estrutura do relatório pode variar, mas, em geral, deve contar com capa de rosto, resumo, objetivos, desenvolvimento, considerações finais e os meios de verificação.

Pensar e desenvolver a estrutura do relatório são atividades fáceis, que devem seguir algumas regras bastante simples, como usar linguagem objetiva, checar dados e fontes de informação e empregar a ordem direta (sujeito + verbo). Evitar o uso de adjetivos, erros de português e vícios de expressão também é uma dica importante para produzir um relatório de qualidade.

A formatação do relatório também é fundamental e deve ser simples e padronizada. Outro aspecto relevante e essencial é citar todas as referências bibliográficas ao final do relatório.

Uma dica especial é ter em mente que o relatório deve ser simples e utilizado para a interpretação de dados e resultados obtidos, com boa análise e argumentação. O relatório precisa estar bem estruturado, confiável e qualificado.

Relatório


Tipos de relatórios

Os principais tipos de relatórios solicitados são: relatório de estágio, relatório técnico, relatório acadêmico, relatório profissional, relatório de pesquisa, entre outros. Todos devem seguir normas da ABNT para formatação e apresentação. O documento deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.


Assuntos Relacionados:

O que é um Texto?

Relações entre textos

As linguagens da literatura

Coesão e Coerência

Leia também! Assuntos relevantes