Animais Carnívoros

Os animais que usam como alimento a carne obtida de outros animais podem ser classificados como carnívoros. As presas são atacadas pelos predadores, que agem dessa forma principalmente por causa da própria alimentação. Matam os outros animais para sua própria sobrevivência, e não porque estão em perigo ou em posição de contra-ataque.

Os mamíferos carnívoros costumam viver de duas formas:

  • Possuem como habitat o ambiente terrestre
  • Em alguns casos, podem viver nas árvores


Quais são as características mais comuns dos animais carnívoros?

Os dentes afiados e reforçados são muito importantes nos animais carnívoros. Na dentição, destacam-se ainda mais os caninos, mais afiados e pontiagudos, ligeiramente voltados para dentro, que servem para matar a presa depois de segurada e agarrada.

Dentes de Leão
Dentes de Leão

Os dentes também são usados para comer a presa, rasgando a carne e quebrando ossos. A mastigação é essencial para a sobrevivência dos animais carnívoros.

A afiação dos dentes não se restringe aos caninos, e essa é uma característica marcante nos carnívoros, já que o quarto pré-molar, tanto em cima como embaixo, também é extremamente reforçado.

Para manter a força dos dentes, os animais possuem muita resistência na mandíbula. Os pés também possuem suas distinções:

  • São caracterizados como “garras”
  • Possuem 4 ou 5 dedos
  • São extremamente importantes na hora da caça

Garras de Urso
Garras de Urso

Geralmente, os animais carnívoros agem mais durante à noite, quando saem para caçar. Costumam ser gregários, ou seja, vivem em bandos. Possuem sentidos apurados, como visão, olfato e audição, que ajudam muito na hora de avançar sobre a presa com muita precisão.

A alimentação dos animais carnívoros não fica restrita a outros animais carnívoros, já que é comum eles atacarem presas herbívoras. A caça também pode ser feita em grupos, porém alguns animais preferem caçar sozinhos.

Os animais carnívoros são muito conhecidos e alguns muito populares, como é o caso dos leões, tigres, onças, hienas, lobos, gambás, raposas, panteras, lontras, cachorros, quatis, gatos, focas, furões, ursos, leões-marinhos, linces, morsas e outros.

Leão

Tigre

Urso caçando peixe

O Brasil também possui vários animais carnívoros que são bastante populares e estão adaptados ao habitat do nosso país. Um exemplo deles é o lobo-guará.

A onça-pintada também é um exemplo muito conhecido de animal carnívoro do Brasil. Entre os outros exemplos também estão jaguatirica, cachorro-do-mato, ariranha, jupará e jaritataca.

Onça-pintada
Onça-pintada

As autoridades brasileiras agem de forma organizada para proteger os animais do ataque dos seres humanos. É preciso que haja uma força coletiva para que estas espécies sejam preservadas e resguardadas de qualquer risco. Por isso, é essencial contar com áreas de preservação permanente no Brasil.


Temas Parecidos

Leia também! Assuntos relevantes