A Situação de Comunicação

Chamamos de situação de comunicação todo tipo de processo comunicativo, ou seja, qualquer contexto no qual exista a transmissão de informações de um emissor para um receptor. Também chamado de situação comunicativa, esse processo envolve o contexto imediato do discurso e a forma como ele está sendo empregado.

Toda situação de comunicação conta com interlocutores, contexto, objetivos comunicativos e gêneros discursivos. Nesta situação, os comunicadores utilizam seu repertório cultural e visão de mundo para compor as mensagens.

A situação comunicativa também envolve outros elementos importantes, que são constantemente estudados nas teorias da comunicação, principalmente nas escolas de jornalismo. Entre estes elementos, podemos destacar: o emissor, o receptor, o código, o canal, o contexto e a mensagem.

Saiba mais sobre os principais elementos da comunicação:

Emissor – Aquele que emite a mensagem. Quem fala.

Receptor – Aquele que recebe a mensagem. Quem ouve.

Código – A forma como a mensagem se efetiva e se organiza. O código pode ser um sinal, um idioma, uma escrita, os gestos e qualquer outra comunicação que seja de conhecimento do emissor e do receptor (destinatário).

Canal – Meio pelo qual a comunicação acontece. O canal é responsável por assegurar a transmissão da mensagem do emissor para o receptor. Pode ser uma carta, a televisão, o telefone, o computador, a voz, etc.

Mensagem – É formada por todas as informações transmitidas na comunicação. Pode ser classificada como o objetivo da comunicação.

Contexto ou Referente – É exatamente a situação ou circunstância da mensagem, ou seja, o contexto no qual a comunicação acontece.

Para que a comunicação aconteça de forma plena, todos os elementos precisam estar presentes. Qualquer falha na transmissão da mensagem é entendida como um ruído da comunicação, algo que prejudica a compreensão da informação.