10 coisas que você precisa saber sobre a crise na Venezuela
O governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, vem sendo fortemente criticado por diversos líderes mundiais. Em protestos recentes contra o regime, a polícia causou a morte de mais de 20 pessoas, deixou centenas de feridos e levou mais de 800 líderes da oposição para a cadeia.
Opositores ao governo pedem o restabelecimento da ordem constitucional no país e exigem que prisioneiros políticos sejam libertados e que a ajuda humanitária possa atuar no país. As políticas de Maduro levaram a Venezuela à maior crise de sua história recente e deixarem os cidadãos venezuelanos na miséria, convivendo com a falta de segurança e de suprimentos básicos.
Confira 10 coisas que você precisa saber sobre essa crise:
1 – Desde 1999, quando o falecido Hugo Chávez assumiu o cargo de presidente pela primeira vez, a democracia venezuelana começou a ser progressivamente substituída por uma ditadura. Hoje, o país vê a independência de seus poderes enfraquecida.
2 – Nicolás Maduro foi escolhido por Chávez como seu sucessor antes de sua morte. Ele assumiu o cargo de presidente em 2013.
Crédito da foto: Indianexpress
3 – A Venezuela está passando por uma profunda crise econômica, que causou a perda de 30% do seu PIB em apenas três anos. O país tem hoje uma hiperinflação anual que ultrapassa os 1.000 pontos percentuais.
4 – A crise começou por causa de uma grande queda dos preços do petróleo em 2014. O país vive uma crise humanitária, onde sua população sofre sem alimentos, medicamentos e produtos básicos. Grande parte dos venezuelanos não consegue comer três vezes ao dia.
Crédito da foto: Downtoearth
5 – Nas eleições legislativas realizadas em 2015, a oposição venceu. Mas, desde então, a Suprema Corte e o Partido Socialista Unido da Venezuela tornaram a legislação inválida.
6 – Em 2016, a oposição solicitou um referendo revogatório para o cargo do presidente Maduro, mas a resistência do Conselho Nacional Eleitoral levou o Judiciário a cancelar o processo.
7 – O Supremo Tribunal emitiu sentenças em 2017 que anularam a Assembleia Nacional. O movimento foi denunciado pela oposição como um golpe de estado.
8 – As ações do Supremo Tribunal provocaram fortes críticas da comunidade internacional. Vários países das Américas condenaram a administração de Maduro.
9 – A oposição fez apelos às forças armadas para que parassem de defender o regime de Maduro, mas os militares permanecem leais ao governo.
10 – A oposição continua colocando os manifestantes nas ruas, até que as forças de segurança do governo recuem. A comunidade internacional também tem feito seu papel ao denunciar o regime repressivo e autoritário de Maduro.
Veja também: