Vegetação do Continente Americano


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Vegetação do Continente Americano

Por Hanna

A Tundra Ártica
Situada próximo do pólo norte, no círculo polar Ártico, mais precisamente ao Alasca, Canadá recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano.

Apresenta Invernos muito longos, com uma duração do dia muito curta. As quantidades de precipitação são muito pequenas. Apesar da precipitação ser pequena, a Tundra apresenta um aspecto húmido e encharcado, em virtude da evaporação ser muito lenta e da fraca drenagem do solo.

Só no Verão, a camada superficial do solo descongela.


A vegetação predominante é composta de líquenes (plantas resultantes da associação de fungos e algas, que crescem muito lentamente e extraordinariamente resistentes à falta de água, que conseguem sobreviver nos ambientes mais hostis), musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticas que impedem que as plantas cresçam em altura.

Apesar das condições inóspitas, existe uma grande variedade de plantas que vivem na Tundra Ártica.


Vegetação de Conífera
Taiga também conhecida como Taiga ou Floresta Boreal, é um tipo de vegetação caracterizada pela presença de coníferas (pinheiros e abetos). Este bioma está presente no Canadá.

O clima nas regiões de taiga é frio sendo assim os invernos sõa longos e rigoroso, com ventos fortes e gelados durante grande parte do ano. Nestas regiões há precipitação de neve durante o inverno.

A flora da taiga não é muito diversificada, pois o frio e a neve impedem o desenvolvimento de muitas espécies vegetais. Sobrevivem aquelas que estão adaptadas ao clima frio. Os pinheiros, por exemplo, conseguem se desenvolver, pois possuem uma camada cerdosa sobre as folhas, protegendo-as das baixas temperaturas e da neve. A vegetação rasteira que se desenvolve na taiga são os fungos e liquens.

A exploração econômica dessa vegetação original é intensa, as arvores são utilizadas para a produção de papel e papelão.



Vegetação Temperada
Floresta temperada é um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas húmidas e abrange o leste dos Estados Unidos.

As temperaturas médias anuais são moderadas, embora a temperatura média vá cariando ao longo do ano.

As quatro estações do ano encontram-se bem definidas.

Os índices pluviométricos atingem médias entre 75 a 100 centímetros por ano.

A energia solar consegue atingir mais facilmente o solo, pois existem espaços maiores entre a copa das árvores.



O solo destas florestas é muito rico em nutrientes devido, sobretudo, ao processo natural de decomposição das folhas que caem antes da chegada do inverno, que vai enriquecendo o solo em nutrientes.

A vegetação das florestas temperadas é variada, desde as coníferas e árvores com folhas largas caducas, como as das florestas da América do Norte, embora apresentem também árvores de folha persistente, cujas folhas se encontram transformadas em agulhas.

Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas.




Vegetação Pradarias
É formada por gramíneas que cobrem uniforme o solo, podendo ocorrer alguns arbustos, situa –se em áreas de clima temperado onde o inverno é frio e seco e o verão é quente e tem baixa pluviosidade

O espaço das pradarias norte-americanas é muito favorável as atividades agro-pastoris. Antigamente, esta área era usada principalmente para a criação de gado, pois as pastagens nativas eram propícias para a criação. Hoje, os antigos campos não existem mais, encontramos em seu lugar uma agricultura moderna, favorecida pelos solos escuros, ótimos para o cultivo de cereais. Vemos na mesma latitude os mesmos tipos de cultivo, como trigo nas áreas mais frias, e milho nas áreas um pouco mais quentes. Na América do Sul, aparecem as pradarias na Argentina, Uruguai e Rio Grande do sul, recebendo o nome de campos, e conservando muito seu aspecto original. Na Argentina e Uruguai muitas destas áreas foram ocupadas para o cultivo de trigo e frutas.




Vegetação Estepes
Estepe é uma vegetação rasteira, ela ocorre em volta dos desertos onde as chuvas são escassas e mal distribuída.

As estepes semi-áridas são encontradas nos Estados Unidos, México, Argentina e Brasil. Essas regiões são aproveitadas na criação de gado.



Vegetação de Deserto
Vegetação típica de climas áridos e semi-áridos é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica, formada por plantas rasteiras, espinhosas, sem folhagens ou com folhas pequenas e de aspecto hostil, com raízes profundas com as quais retiram água do solo.

As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum. O solo do deserto é principalmente composto de areia, e dunas podem estar presentes.

Encontramos este tipo de vegetação na California, Mexico, Peru, Chile e Argentina.



As Florestas Pluviais
Essas florestas ocorrem em regiões de clima quente. Além de uma quantidade suficiente de calor, elas necessitam de chuvas abundantes durante todo o ano.

As florestas pluviais permanecem sempre verdes e suas árvores não perdem as folhas - são perenifólias

São formadas de grande número de árvores e arbustos de diferentes tamanhos. É de difícil circulação em seu interior, são densas, e formam praticamente três estratos diferentes: um inferior de arbustos, um intermediário com arvores de porte médio, e um superior com árvores mais altas.

Elevado número de espécies vegetais, mas reduzido número de plantas de uma mesma espécie numa determinada área.

Plantas de folhas grandes e largas, por isso são chamadas de lati foliadas.

Do ponto de vista econômico, as matas pluviais oferecem muitos recursos, como as madeiras de lei.. Os solos destas florestas são profundos e argilosos, mas geralmente pobres para a agricultura, não resistindo por anos seguidos de cultivo.




Texto enviado às 14:33 - 24/10/2009
Autor: Hanna


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.





Saiba mais

Buscas relacionadas a Vegetação do Continente Americano em Geografia.


[ Pesquisa escolar lida 90874 Vezes - Categoria: Geografia ]


Leia também! Assuntos relevantes.

Aspectos humanos do continente americano
O Continente Americano é formado pela América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul. O continente tem uma área superior a 42 milhões de k...
Lido: 684 Vezes

Vegetação de deserto
A vegetação do deserto é bastante peculiar. Essa vegetação está adaptada à realidade de pouca chuva e altas temperaturas. Os grandes desertos do mu...
Lido: 6321 Vezes

Sugestão de Busca Escolar

Sites

Encceja
Enem
SISU
Prouni
Paixão e Amor
Curiosidades
Relacionamento

Fale Conosco
Feed / RSS

Comunidade no Google +
Comunidade no Twitter


Novidades no seu e-mail

Estudantes Online
Sobre o Grupo Escolar

GrupoEscolar.com - Todos direitos reservados

Todo o conteúdo do site é retirado da internet e/ou enviado pelos estudantes.

Caso algum conteúdo infrinja direitos autorais entre em contato que adicionaremos crédito ou retiraremos o mesmo.

As opiniões expressas nos textos são de responsabilidade dos seus autores.

Somos apenas um veículo de comunicação e não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.