Transgênicos

Por

Os transgênicos são uma evolução da engenharia genética, caracterizada pela modificação de alimentos e plantas em laboratório. Os alimentos transgênicos ainda dividem opiniões, mas já estão presentes em diversos países do mundo, favorecendo a economia no setor da agricultura.

Em resumo, os transgênicos podem ser compreendidos como estruturas modificadas geneticamente com o foco de promover uma melhoria no produto final. Dessa forma, pesquisadores alteram os genes de plantas ou animais para torná-los geneticamente qualificados, com características únicas e mais resistência.

O método dos transgênicos está sendo adotado por várias economias como uma maneira de aumentar a produção e reduzir custos no campo. Com a modificação genética, os cientistas conseguem incluir e manipular DNA e RNA e produzir combinações geneticamente diferenciadas, que não são naturalmente encontradas no meio ambiente.

Na agricultura, a técnica é empregada para aumentar a resistência das plantações a determinadas doenças e pragas. De acordo com o Ministério da Agricultura, um organismo geneticamente modificado pode ser classificado a partir da alteração do seu material genético (DNA), na qual um ou mais genes são transferidos artificialmente.

A função desse método é selecionar plantas e animais mais resistentes e capazes de se desenvolver em condições favoráveis a doenças, pragas e mudanças climáticas. Atualmente, o milho e a soja são os alimentos mais modificados geneticamente no mundo. Outro produto de destaque nesse sentido é o algodão geneticamente modificado.

Apesar de vários ambientalistas lutarem contra os transgênicos por afirmarem que eles prejudicam a natureza e a saúde humana, cientistas lançaram recentemente um estudo nos Estados Unidos afirmando que os alimentos transgênicos são seguros para o consumo. O relatório da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos concluiu que não existem sinais de risco desses alimentos em relação aos não-transgênicos. Mais de 50 pesquisadores trabalharam na revisão de 900 pesquisas sobre transgênicos para chegar a esta conclusão.

Leia também! Assuntos relevantes