Termoquímica

Por

Termoquímica é o ramo da química que se dedica a estudar as transformações físicas e químicas ocasionadas pela liberação ou absorção de calor. Nessa área estudamos todas as questões envolvidas na perda ou ganho de calor, forma de energia presente nas reações químicas.

A presença ou ausência de calor também influencia nas transformações físicas entre os estados sólido, líquido e gasoso.

Dizemos que quando uma substância passa do estado sólido para o líquido e em seguida para o estado gasoso, ocorre absorção de calor. E quando a substância passa do estado gasoso para líquido e em seguida para o estado sólido, acontece a liberação de calor.

Na termoquímica temos o conceito de Entalpia, energia presente nas reações químicas e decorrente de rearranjos entre as ligações químicas dos reagentes. Essa energia armazenada é representada pela letra maiúscula H.

A variação de entalpia (ΔH) é alcançada pela diferença entre a entalpia dos produtos e a entalpia dos reagentes. O objetivo da Termoquímica é exatamente o de estudar o calor da reação provocada pela troca de energia entre o meio externo e os reagentes.

O cálculo da Entalpia é a forma mais comum de expressar o conteúdo calorífico de um elemento dentro de uma reação química.

Vale lembrar ainda que as reações que liberam calor para o ambiente externo são chamadas reações exotérmicas. E as reações que absorvem calor do meio externo são chamadas reações endotérmicas.




Reações Exotérmicas » São aquelas que liberam calor ao ambiente. Exemplo: Combustão da madeira.

Reações Endotérmicas » São aquelas que absorvem calor do ambiente. Exemplo: Fusão do gelo.

Variação de Entalpia »
Exotérmica: A + B --------> C + D + CALOR.
Passando o CALOR para o primeiro membro, ficará assim: A + B - CALOR ------> C + D. Você observa que os reagentes perdem calor, logo a reaçãoé exotérmica.

Endotérmica: X + Y --------> Z - CALOR.
Passando o CALOR para o primeiro membro, ficará assim:
X + Y + CALOR ------>Z. Você observa que os reagentes
absorvem calor, logo a reação é endotérmica.

* DH = Variação de entalpia = Diferença entre o conteúdo energético dos produtos pelo conteúdo energético dos reagentes. DH = HP - HR.

* DH < 0 : Reação Exotérmica.


Note que HR > HP, logo DH < 0.

* DH > 0 : Reação Endotérmica.


Note que HP > HR, logo DH > 0.

Leia também! Assuntos relevantes