Substâncias e Misturas

Substâncias e Misturas

Uma substância é uma composição de apenas um tipo de moléculas ou átomos. A substância pode ser simples ou composta. Substância simples é aquela constituído por um único tipo de constituinte. Substância composta é aquela constituída por mais de um tipo de constituinte. Exemplo de substância composta: a água pura contendo somente H2O; o sal, contendo somente NaCl; exemplo de substância simples: o ferro, contendo somente átomo de ferro; o oxigênio, contendo só O2.

No conceito antigo, usava-se dizer Substância pura aquela substância que não continha nenhuma impureza ou outra substância. Mas, veja como é redundante este conceito. Toda substância tem que ser pura mesmo, se não passa a ser uma mistura. Portanto, vamos falar daqui para frente: substância ou mistura!


O que é mistura?
A mistura consiste em duas ou mais substâncias misturadas. Ela pode ser identificada visualmente, como por exemplo o granito onde se observa grãos de quartzo branco, mica preta e feldspato rosa e outros minérios. Outras misturas como a água salgada, requer outros métodos de verificação para sabermos se são substâncias ou misturas. Um exemplo simples: pegue um copo de vidro transparente, encha-o com leite. Você verá apenas um líquido branco por completo e não conseguirá dizer se naquele líquido possui outras substâncias. Porém se você utilizar uma lupa ou um microscópio para observar uma gota daquele leite, verá algumas partículas brancas e constatará que ele é uma mistura, pois contém outras substâncias.

Leia também! Assuntos relevantes