sinusite Sinusite - Doenças - Grupo Escolar

Sinusite

É a inflamação dos seios paranasais - que podem ser divididos em maxilares, frontais e etmóides -, produzida por uma infecção, cuja origem pode ser bacteriana, fúngica ou viral.

A sinusite é crônica, quando permanece no tempo, e geralmente decorre de uma infecção dental. Outro tipo de sinusite é a aguda, que aparece depois de um resfriado, e a sua duração é limitada. Um resfriado pode produzir o bloqueio das aberturas dos seios nasais, produzindo uma alteração da pressão no interior dos mesmos e fortes dores.

A dor e a inflamação dos seios é o sintoma característico da sinusite. A localização da mesma determinará a região a ser acometida por dores: quando os seios afetados são os estmóideos, a dor localiza-se nos olhos e na parte superior da frente; quando somente existe dor de cabeça na frente, trata-se de sinusite frontal; e, finalmente, o esfenoidal estende a área de dor às regiões frontais e posteriores da cabeça. Quando esses sintomas encontram-se acompanhados de calafrios e febre, deve-se suspeitar que a infecção não ficou limitada aos seios paranasais.

O desaparecimento da infecção consegue-se com a limpeza, por drenagem, dos seios paranasais afetados. A primeira medida recomendada com esse objetivo, é a nebulização ou inalação de vapor, pois ajudam na drenagem da mucosidade. O uso de fármacos na vaporização deve ser limitado. Casos mais graves de sinusite, seja crônica ou aguda, podem ser tratadas com antibióticos ou, eventualmente, cirurgias.

Leia também! Assuntos relevantes