Bronquite
A bronquite é uma doença caracterizada por intensa tosse e expectoração. Existem dois tipos de bronquite: a aguda e a crônica.
A bronquite aguda surge como uma complicação de uma gripe ou resfriado e, quase sempre, tem origem viral. Já a bronquite crônica é aquela que aparece de forma recorrente e que dura mais tempo.
Basicamente, a bronquite é uma inflamação das passagens que levam o ar para os pulmões. Esta é uma doença que exige cuidados especiais, principalmente quando se manifesta de forma crônica.
Esta é uma doença comum entre a população, e provoca problemas respiratórios, além de outros sintomas desagradáveis.
Bronquite Aguda e Bronquite Crônica
A bronquite aguda aparece acompanhada de uma infecção viral respiratória. Ela causa irritação ao nariz, garganta e pulmões. Já a bronquite crônica é aquela que pode ser causada, entre outras coisas, pelo vício do cigarro.
O fumo é a principal causa da bronquite crônica entre a população, mas a doença também se manifesta por causa da poluição e contato com gases tóxicos. A bronquite crônica se enquadra na categoria de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Características da Bronquite
A bronquite é a inflamação dos brônquios, estruturas responsáveis por levar o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Quando os brônquios param de eliminar o muco das vias respiratórias, ocorre um acúmulo prejudicial de secreção, fator que leva à inflação.
Alguns quadros de bronquite têm longa duração na forma crônica. Já na forma aguda, a doença dura, em média, uma semana. Os sintomas da doença sempre pioram no período da manhã.
A bronquite crônica eleva o risco de o paciente desenvolver pneumonia. A doença ficou conhecida como “tosse dos fumantes”, apesar de também atingir os não fumantes.
Sintomas da Bronquite
O principal sintoma da bronquite é a tosse, que pode ser seca ou com secreção. As pessoas doentes também podem apresentar falta de ar e chiado no peito.
Ao notar estes sintomas, procure um médico para a realização de um exame clínico. O tratamento da bronquite exige hidratação, com o uso de vaporizadores e consumo de muitos líquidos; além da administração de medicamentos analgésicos e descongestionantes.
Para prevenir a doença, evite ficar exposto a fatores de risco, como poluição e fumaça de cigarro. Pessoas que apresentam a forma crônica da doença devem parar de fumar definitivamente.
Lembre-se que apenas o médico pode receitar medicamentos como broncodilatadores, antibióticos e anti-inflamatórios. Nunca faça a automedicação!