Roupas típicas da Itália

Roupas típicas da Itália

Por

A Itália é reconhecida internacionalmente como um dos principais palcos da moda. A história da Itália no mundo fashion começa já na Roma Antiga, com a produção de trajes típicos em lã, seda e couro. Contudo, as roupas mais conhecidas da cultura italiana nos remetem ao Renascimento.

O estilo da moda tradicional da Itália tem um aspecto colono, com grande apelo à cultura e à personalidade do povo, um tipo de traje totalmente diferente daquele que é trabalhado pelas grandes marcas do design italiano moderno, com seu famosos e inovadores estilistas de Milão.

A Itália é um grande centro da moda mundial, com nomes tradicionais como Gucci, Dolce e Gabbana e Valentino, mas ainda mantém suas raízes e suas roupas típicas, principalmente nas pequenas cidades do interior do país.

A roupa tradicional da cultura italiana é do período renascentista. Nesta época, os homens usavam shorts curtos, sapatos, lenços no pescoço, meias brancas, blusas, coletes e chapéus de abas largas. Já a vestimenta das mulheres contava com saias plissadas e volumosas, corpetes, aventais, xales e vestidos tradicionais.

Os trajes eram simples e confortáveis, e contavam com acessórios como cintos e meias brancas. As roupas de inverno também tinham vestidos longos com mantas para as mulheres e túnicas para os homens. Os italianos da alta sociedade usavam togas luxuosas e sobrevestes, que transmitiam os valores de riqueza e status da época.

Leia também! Assuntos relevantes