Pobreza

Por

O conceito de pobreza está associado à falta das condições básicas de dignidade para viver. Ainda hoje, muitos países sofrem com uma situação de extrema pobreza, configurando um grande desafio para os governos.

A pobreza é uma condição social marcada pela falta de moradia digna, alimentação e acesso aos direitos fundamentais, como saúde e educação.

A pobreza foi ampliada em muitas regiões do mundo graças ao capitalismo. Uma acentuação da pobreza mundial pode ser vista a partir do século XVI.

O filósofo Karl Marx interpretou a miséria como um instrumento utilizado pelas classes dominantes para aumentar a desigualdade social e manter seu poder.

Ainda hoje, a pobreza é causada por uma má distribuição da renda e pela falta de políticas públicas e justiça social.

Os cidadãos, obrigados a conviver com a pobreza, não têm acesso à moradia adequada, transporte de qualidade, saneamento básico e educação. Assim, ficam estagnados, sem condições de evoluírem socialmente.

No Brasil, o quadro da pobreza tem sido revertido gradualmente por políticas sociais e assistencialistas que oferecem condições, ainda que mínimas, de sobrevivência aos mais pobres por meio de bolsas auxílio.

Nos últimos 12 anos, o governo tem apostado em programas de transferência de renda para mudar o cenário de desigualdades sociais. No entanto, pesquisadores afirmam que para combater a pobreza é necessário que se apliquem políticas de estímulo ao crescimento econômico, à geração de empregos, à qualificação profissional e à distribuição da renda.

Leia também! Assuntos relevantes