Platelmintos

Por

Você conhece os platelmintos? Estes seres vivos surgiram na Terra há cerca de 600 milhões de anos. Classificados como vermes, os platelmintos se apresentam como espécies com corpo achatado. Aliás, o nome platelminto vem justamente do formato destes seres, pois no grego platy significa achatado e helmin significa verme.

Existem mais de 15 mil espécies no grupo dos platelmintos. Eles habitam principalmente os ambientes aquáticos, como os lagos, rios e oceanos, mas também podem ser encontrados em alguns espaços terrestres com bastante umidade e em hospedeiros.


Características dos platelmintos

Os platelmintos apresentam de milímetros a alguns metros de comprimento, dependendo da espécie. Estes seres contam com tubo digestório incompleto e não possuem sistema circulatório ou respiratório.

Em alguns casos, os platelmintos vivem como parasitas, absorvendo seu alimento por meio do seu hospedeiro. Os mais conhecidos platelmintos são as planárias, as tênias e os esquistossomos.

Estes seres fazem parte do filo Platyhelminthes, reino Animália e sub-reino Metazoa. Também existem espécies de platelmintos que vivem de forma livre, ou seja, não parasitam outros animais.


Sistema digestivo dos platelmintos

Por apresentarem um sistema digestivo incompleto, estes seres possuem apenas uma abertura da boca, não contendo a estrutura do ânus. Sendo assim, a alimentação e a excreção ocorrem pelo mesmo orifício. Além disso, os platelmintos contam com faringe e intestino.


Outros sistemas

Os platelmintos têm sistema nervoso central. Esta região é formada por um anel, e os animais ainda contam com filetes nervosos pelo corpo. Já o sistema excretor tem estruturas chamadas de células-flama (protonefrídios), que realizam o processo de excreção para a superfície do corpo.

A reprodução dos platelmintos pode ocorrer por partenogênese, fissão ou de forma sexuada. Grande parte dos platelmintos é hermafrodita.


Classes dos platelmintos

Classe turbelária – Composta por vermes de vida livre, como a planária, por exemplo. Estes seres se locomovem com o suporte de cílios e são hermafroditas.

Classe trematoda – Composta por platelmintos com corpo revestido por cutícula e com intestino bifurcado em dois ramos. Também são hermafroditas.

Classe cestoda – Composta por parasitas que habitam os intestinos dos vertebrados. Não possuem boca e aparelho digestivo.


Doenças causadas por platelmintos

Os platelmintos podem causar diversas doenças aos seres humanos, entre as quais se destacam a teníase e a cisticercose, causadas pela Taenia Solium; a esquistossomose, provocada pelo Esquistossomo; e algumas doenças que afetam o fígado e o sangue, causadas principalmente por Tremátodes.

Leia também! Assuntos relevantes