Os principais grupos animais

Os principais grupos animais

Por

O mundo dos animais é repleto de curiosidades e características muito interessantes. Uma delas é que o reino animal é dividido em grupos, que reúnem animais com semelhanças, espécies com características em comum. Conheça os principais grupos animais do planeta:

Mamíferos – São animais que apresentam sangue quente e que respiram por meio de pulmões. Estes animais se alimentam do leite materno no estágio inicial da vida, quando ainda são filhotes. Além disso, eles são vertebrados, têm esqueleto, pelos e nascem de dentro da barriga de suas mães. Os seres humanos são mamíferos.

Répteis – São animais de sangue frio, que podem viver na água ou na terra. Um exemplo de réptil é a cobra. Os répteis já habitam a Terra desde a época dos dinossauros, sendo um dos grupos animais mais antigos do planeta. Outros répteis bastante conhecidos são: lagartos e crocodilos.

Aves – São animais que nascem a partir de ovos, possuem sangue quente e podem ser carnívoros, frutívoros ou com alimentação à base de insetos. Algumas aves conseguem voar, outras não

Peixes – São animais que vivem em rios ou mares. Possuem uma estrutura corporal diferenciada, com nadadeiras, e contam com guelras para a respiração. A reprodução também acontece por meio de ovos.

Anfíbios – São animais que possuem duas fases de vida: a fase larval e a adulta. Respiram por meio pulmonar ou cutâneo. Os anfíbios podem viver na água ou na terra. Eles existem há 350 milhões de anos. São mais de 5.500 espécies de anfíbios no mundo.

Insetos – São animais com corpos formados por anéis ou segmentos. Eles formam o maior grupo do Reino Animal, com mais de 800.000 espécies. Os insetos podem ser encontrados em todos os tipos de climas.

Aracnídeos – São animais do subfilo Chelicerata, como as aranhas e escorpiões. Existem aproximadamente 65.000 espécies de aracnídeos no mundo, alguns deles podem ser bastante perigosos para os seres humanos, pois apresentam veneno.

Leia também! Assuntos relevantes