Os Conflitos da Descoberta do Ouro

Os Conflitos da Descoberta do Ouro

Por

Com o declínio da indústria açucareira no Brasil, o que aconteceu no final do século XVII, a população passou a buscar outras formas de renda e enriquecimento. A descoberta das minas de ouro veio a contribuir para o fim do ciclo do açúcar e o início de um novo ciclo, marcado por conflitos.

Portugal buscava novas fontes de renda e passou a incentivar os bandeirantes a buscarem minas de ouro nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

A corrida pelo ouro no Brasil acabou causando várias revoltas durante todo o século XVIII. As regiões auríferas passaram a receber um grande número de migrantes, mas a exploração de minas de ouro dependia de altos investimentos em mão-de-obra, equipamentos e compra de terrenos. Isso permitiu que apenas os grandes proprietários rurais e os ricos comerciantes pudessem fazer parte desse mercado.

Com o passar do tempo, a exploração do ouro resultou em conflitos como a Guerra dos Emboabas, a Revolta de Vila Rica e a Inconfidência Mineira.

Conheça os principais conflitos da descoberta do ouro no Brasil:
A Guerra dos Emboabas: aconteceu em 1709, quando mineradores paulistas e sertanejos de Minas Gerais entraram em conflito com forasteiros portugueses e brasileiros, os chamados emboabas. Bento do Amaral Coutinho era o chefe dos emboabas.

Revolta de Vila Rica: também chamada de revolta de Felipe dos Santos, foi um movimento de reação à política fiscal de Portugal. O período foi marcado pela cobrança do quinto, imposto de 20% do peso do ouro encontrado que devia ser pago a Portugal. A medida revoltou os mineiros de Vila Rica. Felipe dos Santos acabou enforcado e esquartejado.

Inconfidência mineira: essa revolta era contra a dominação portuguesa na região de Minas Gerais. Aconteceu no final do século XVIII, reunindo membros da elite mineira contra o império. Joaquim José da Silva Xavier foi o principal líder do movimento. Tiradentes, como ficou conhecido, foi esquartejado e sua cabeça exposta no alto de um poste na praça central de Vila Rica.

Leia também! Assuntos relevantes