Onde foi inventado o primeiro rádio?

Onde foi inventado o primeiro rádio?

Por

Existem muitas divergências históricas sobre a invenção do rádio. De acordo com relatos oficiais, os primeiros passos para o desenvolvimento do rádio tiveram início em 1863, com os estudos de James Clerck Maxwell, na Universidade de Cambridge, Inglaterra. James Maxwell teorizou a existência das ondas eletromagnéticas, mas não criou o rádio propriamente dito.

Depois disso, diversos pesquisadores usaram as pesquisas de Maxwell como base para seus estudos. Henrich Rudolph Hertz teria sido o primeiro a construir um aparelho semelhante ao rádio, em 1887. Ele usou as descobertas de Maxwell para verificar o deslocamento de faíscas pelo ar e conseguiu transmitir energia elétrica entre dois pontos. Com este avanço, Hertz deu origem às ondas do rádio, também chamadas de "Ondas Hertzianas".

Contudo, o primeiro sistema de rádio teria nascido pelos estudos de Nikola Tesla, um cientista da Sérvia. Ele fez experimentos práticos com as ondas de rádio e abriu o caminho para a criação do aparelho. Atualmente, diversos países disputam o título de inventor do rádio.

A Alemanha afirma que o criador foi Heinrich Hertz. A França diz que foi Edouard Branly. A Itália aposta no trabalho de Guglielmo Marconi. Os Estados Unidos afirmam que o aparelho foi uma criação de Thomas Edison. A Rússia defende que o “pai do rádio” é o físico Alexander Popov. E, por fim, o Brasil diz que Roberto Landell de Moura (Padre Landell) tem os créditos pelo rádio. O que não se pode constestar é que todos os pesquisadores trabalharam e estudaram o sistema do rádio!

O Congresso de Engenharia Elétrica em Paris concedeu, em 1900, a medalha de ouro pela invenção do rádio ao russo Alexander Popov. O físico teria realizado efetivamente a primeira sessão de comunicação por rádio.

Leia também! Assuntos relevantes