Fatos Gerais

Olimpíadas no Brasil em 2016

Olimpíadas no Brasil: investimento, oportunidades e diversidade cultural
O Brasil venceu em 2009 a disputa para receber ,em 2016, os maiores torneios esportivos do planeta: os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. A sede do torneio vai ser a cidade do Rio de Janeiro. Chega a ser espantosa a quantidade de pessoas envolvidas no trabalho e o tamanho da infra-estrutura necessária para o evento.

100 mil pessoas devem participar diretamente da organização, incluindo 70 mil voluntários, e milhões impactados na cidade do Rio, no país e no continente. O Rio de Janeiro deve passar por uma transformação, mas não pode perder o seu espírito carioca e a energia brasileira, que por si mesma já é atração aos turistas.

São estimados 10 mil e 500 atletas para 205 nações. A diversidade cultural é imensa. Milhares de profissionais de imprensa virão acompanhar as modalidades. Ao todo são 28 os esportes olímpicos e 22 os esportes paraolímpicos.

O logo oficial “Rio 2016” já foi lançado. A campanha conta com 4 tópicos que pretendem caracterizar o estilo da cidade: diversidade harmônica, energia contagiante, espírito olímpico e natureza exuberante.

O Comitê Organizador do evento é uma empresa sem fins lucrativos, que trabalha diretamente com os governos municipal, estadual e federal. Cabe a ele o planejamento e a entrega da Cidade Olímpica.

O último projeto executado pelo Comitê em parceria com o Estado trata-se de investimentos em transporte. Chamado de BRT (Ônibus de Trânsito Rápido), o sistema criou corredores especiais para tráfego do transporte coletivo. Transcarioca, transolímpica e transoeste são projetos da BRT direcionados aos Jogos Olímpicos.

Diversas oportunidades de empregos diretos estão sendo oferecidas pelo Comitê Organizador. Além disso, o torneio deve fomentar de muitas formas a economia nacional. As empresas privadas devem capacitar os profissionais, além de contratar trabalhadores temporários. Todos os segmentos econômicos devem ser atingidos positivamente até 2016. As vagas já estão sendo oferecidas, basta se candidatar à sua!

Juliana Miranda – Equipe do GrupoEscolar.com
Licença:
Creative Commons License