O que é religião?


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


O que é religião?

Por Juliana, Grupo Escolar

Resumo sobre religião
A religião engloba uma série de crenças, valores e ritos. Existem diversas religiões no mundo e, por isso, o conceito de tolerância religiosa é tão importante para nossa sociedade.

Podemos definir a religião como um conjunto de diferentes manifestações de fé e visões de mundo. Essas práticas envolvem a espiritualidade e os principais valores morais da humanidade.

As religiões sempre contam com livros sagrados, rituais, narrativas, tradições e símbolos. De uma maneira geral, as religiões trazem sentido à vida e tentam explicar a existência humana na Terra, trazendo sempre uma visão de moralidade e ética.

Cada religião tem uma estrutura específica, com congregações, celebrações, orações e templos. As escrituras sagradas determinam as práticas religiosas formais, mas também existem as religiões que surgem das crenças populares e dos conhecimentos ancestrais, como no caso dos índios, por exemplo, com suas festividades, rituais, contemplações à natureza e divindades.

A religião também tem uma conexão muito forte com as diferentes culturas do mundo. O termo religião vem do latim "Re-Ligare", que significa conexão com o aspecto divino ou místico. Dentro do universo das religiões existem seitas, doutrinas e formas de pensamento baseados na fé, na devoção ao sagrado e em princípios morais.

Conheça algumas religiões do mundo:

Cristianismo

– Religião que acredita em Jesus Cristo, salvador da humanidade; e no Deus criador do universo. O Cristianismo nasceu com base no Judaísmo. A Bíblia é o livro sagrado dos cristãos. Existem três importantes correntes do cristianismo: o Catolicismo, a Igreja Ortodoxa e o Protestantismo.

Judaísmo

– Religião dos judeus. É considerada a mais antiga das religiões monoteístas e prega um Deus único. O Torá é o livro sagrado dos judeus.

Islamismo

– Religião de Alá, fundada pelo profeta Maomé. A fé do islamismo é baseada no Corão, o livro sagrado dos muçulmanos.


Entenda o que é religião


Religião deriva do termo latino RE LIGARE que significa religação com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo metafísico, ou seja, de além do mundo físico. Sendo assim o hábito geralmente por parte dos grupos religiosos de taxarem tal ou qual grupo religioso rival de seita não tem apoio na definição do termo seita, derivado da palavra latina SECTA, nada mais é do que um segmento minoritário que se diferencia das crenças majoritárias, mas como também é religião.

Heresia é outro termo mal compreendido significa simplesmente um conteúdo que vai contra a estrutura teórica de uma religião dominante sendo assim o cristianismo foi uma heresia judaica assim como o protestantismo uma heresia católica, ou o budismo uma heresia hinduísta.

A Mitologia e uma coleção de contos e lendas com uma concepção mística em comum sendo parte integrante da maioria das religiões, mas suas formas variam grandemente dependendo da estrutura fundamental da crença religiosa.

Não a religião sem mitos, mas podem existir mitos que não participem de uma religião.


Mística:

Pode ser entendida como qualquer coisa que diga a respeito a um plano sobre material presença da religião em toda a cultura humana.

Não há registro em qualquer estudo por parte da historia, antropologia, sociologia ou qualquer outra ciência de um agrupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa.

As religiões são um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas.

Grande parte de todos os movimentos humana significativa teve a religião como impulsor, diversas guerras, geralmente as mais terríveis foram de ordem religiosa, estruturas sociais forma definidas com base em religiões e grandes parte do conhecimento científico, filosófico e artístico tiveram como vetores os grupos religiosos, que durante maior parte da historia da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social.

Hoje em dia apesar de todo avanço científico o fenômeno religioso sobrevive e cresce desafiando previsões que antevejam seu fim. A grande maioria da humanidade professa alguma crença religiosa direta ou indiretamente e a religião continua a promover diversos movimentos humanos e mantendo estatutos políticos e sociais.

Tal como a ciência, a arte e a filosofia, a religião é parte integrante e inseparável da cultura humana é muito provavelmente sempre continuara sendo.


Tipos de religião:

Há vários tipos de religião, e são muitos os modos que vários estudiosos utilizam para classifica-las. Pôr há características comuns as religiões que aparecem com maior ou menor destaque em praticamente todas as divisões.

São elas: Panteísta, politeísta, monoteísta e ateísta. Panteísta. As mais antigas remontando a pré historia onde tinham predominância absoluta e também presente em muitos dos povos silvícolas das Américas, África e Oceania. Para os panteístas DEUS é o próprio mundo, tudo esta interligada num equilíbrio ecossistêmico e místico. Crê se em espíritos e geralmente em reencarnação, e comum também o culto aos antepassados, procura se manter a harmonia com a natureza, e o mundo comumente é tido como eterno.

Algumas religiões panteístas: Xamanismo, religiões célticas, druidismo, amazônicas, indígenas norte americanas africanas, pansignifica natureza ideia de que tudo é deus que todos os elementos e coisas existentes são o próprio corpo de deus e que embora possua uma dimensão invisível esta intimamente ligada à natureza e relacionado a todos os eventos.

Politeístas

Surgiram num estagio posterior de desenvolvimento social tendo sido predominantes na idade Antiga em todo o velho mundo e mesmo nas civilizações mais avançadas das Américas pré-colombianas, diversos deuses criaram, regem e destroem o mundo.Relaciona-se de forma tensa com os seres humanos, não raro hostil, as lendas dos deuses se assemelham a dramas humanos, havendo contos dos mais diversos tipos. Algumas religiões Politeístas Religião grega, egípcia, xintonismo, mitologia nórdica, religião asteca e maia, para eles existem vários tipos de deuses independente que geralmente representam aspectos específicos da natureza mas não são a própria natureza.


Monoteístas

Mais recente,surgindo a partir do ultimo milênio aC, e predominante da idade media até a atualidade,um ser transcendente criou o mundo e o ser humano, há uma relação paternal entre criador e criaturas, ideia de que existem um único deus supremo sobre todas as outras criaturas ,que é principio e fim de todas as coisas e que criou o universo estando separado dele pode se confundir com henoteismo e por vezes com o politeísmo por admitir a existência de outras criaturas divinas como anjos, mas que nestes casos não são chamados de deuses.

Algumas religiões Monoteístas. Bhramanismo, zoroastrismo, judaísmo, cristianismo, islamismo e sikhrismo.


Ateísmo

Surgem a partir do século 5 aC, tendo vingado somente no oriente e no ocidente ressurgindo somente após a renascença, para eles o Universo é uma emanação de um principio primordial “vazio”um não ser,crê se na possibilidade de evolução espiritual através de um trabalho intimo crê se em diversos seres conscientes dos mais variados níveis e geralmente em reencarnação. Algumas religiões ateístas Taoísmo, confuncionismo, budismo, jainismo na concepção do ateu e que não há qualquer forma de deus mas que não necessariamente invalida um plano transcendental. Significado da palavra DEUS. A palavra Deus deriva da palavra grega teo que por si só pode significar não apenas um tipo especifico de deus monoteísta,mas também qualquer tipo de divindade ou principio divino. Para muitos deus quer dizer qualquer entidade cujos atributos estão acima das capacidades humanas. Existem também a teocracia que é um sistema de governo subordinado a uma religião através de uma classe sacerdotal ou um código de leis sagradas. A teologia que é parte da filosofia que estuda a ideia e concepção de deus Monolatria que é a adoração centrada num único ponto, geralmente no politeísmo onde ocorre a adoração de uma só divindade .

Existencialismo doutrina que prega que o ser humano é quem determina todos os eventos a partir de sua própria escolha sendo totalmente livre para fazer o que quiser.


REFORMAS RELIGIOSAS

Tem inicio na Alemanha e provoca a separação de uma parte da comunidade católica da Europa ,originando o Protestantismo. Os papas exerciam poder espiritual e também poder temporal ou seja como qualquer outro governante de um pais. Muitos cristãos, opondo se a essa situação sentiam necessidade de uma volta aos ensinamentos de cristo e de seus apóstolos e pregavam uma reforma dos costumes. Os principais reformadores são Martin Lutero e João Calvino,no século XVI.A reforma difunde se rapidamente na Alemanha, Suíça, França, Holanda, Escócia e Escandinava Surge então a igreja anglicana e a partir do século XVII, as igrejas batistas, metodista e adventista. As igrejas nascidas da reforma reúnem cerca de 450 milhões de fieis em todo o mundo. A igreja reconheceu que sua preocupação excessiva pelas artes,pelas letras e pela cultura pagã, estes abusos mas não teve coragem para empreender a necessária reforma geral .Surgiu então o movimento denominado reforma protestante ,que teve seu inicio na Alemanha por Lutero. Martin lutero nasce na Alemanha numa família camponesa em 1501 ingressa na universidade de erfurt onde estuda artes, lógica , física e filosofia. Entra para o mosteiro dos eremitas agostinianos em 1505 torna se sacerdote e teólogo . Em 1517 o papa leão X mandou alguns padres a Alemanha com a finalidade de arrecadarem esmolas para o termino da construção da basílica de são Pedro. Lutero protestou afirmando não ver nessa atitude nenhum valor espiritual .para justificar seu protesto contra o que chamou de venda de indulgências e suas criticas a condutas eclesiásticas Lutero afixou na porta principal da catedral de wintteberg 95 teses que condenavam a venda de indulgências e outros abusos do clero, pregando a salvação somente pela fé, sem necessidades de esmolas, Lutero permaneceu firma em sua conduta e foi acusado de herege condenado e excomungado pelo papa leão x e banido Carlos V, imperador da Alemanha o que o fez em 1521 queimar em praça publica diante de milhares de pessoas a bula papalque o condenava. Lutero traduz para o alemão o NOVO TESTAMENTO dando base a doutrina luterana. Abandona o habito de monge e casa se com uma ex-freira Catarina von bora, mais tarde, Lutero traduz a bíblia para o alemão.

O protesto de Lutero não era todo negativo e a palavra protestante não é um termo pejorativo, a palavra é derivada do latim da preposição Pro que significa para e o infinito testare, testemunho, um protestante então e uma testemunha de Jesus cristo e da palavra de Deus. Nota se o pronunciamento de Lutero mudou o curso da historia e modificou a igreja para sempre.o mundo e a igreja jamais voltaram a ser os mesmos depois que Lutero fez a sua declaração arrebatadora.




Leia também! Assuntos relevantes.

Candomblé
O Candomblé é uma religião brasileira que se formou a partir de influências africanas. Nessa religião os orixás, Voduns e Nkisis são cultuados. O C...

Religião na Região Sudeste
O mapa religioso brasileiro tem uma participação importante da população da região sudeste, que abriga os maiores e mais populosos estados do país. De...

Sacramento
O sacramento é um conceito do cristianismo e, segundo a fé cristã, ele pode ser classificado como um sinal sensível, instituído por Jesus Cristo, para...

Islamismo
O Islamismo é a religião muçulmana, praticada principalmente nos países árabes do Oriente Médio e do norte da África. O Islamismo é uma religião monot...

O Confucionismo
Além de tradição religiosa, o confucionismo é considerado uma filosofia, ética social, ideologia política, tradição literária e um modo de vida. Confú...

Protestantismo
O Protestantismo é uma vertente religiosa baseada no cristianismo. O movimento surgiu na Europa Central no início do século XV. Numa reação contra ...

Principados
É o nome dado à categoria que é responsável pelos estados, países e reinos. Protege também o reino mineral, a fauna e a flora. Seu Príncipe é ...

As Religiões do Nordeste
A cultura nordestina é marcada por diversas manifestações religiosas que sofreram grande influência dos indígenas, africanos e europeus. A religião do...

Teologia
A palavra teologia vem do latim theologĭa, e também do grego theos (“Deus”) e logos (“estudo”). O conceito de teologia é justamente a ciência qu...

Espiritismo
O Espiritismo é uma doutrina religiosa que ganhou o mundo graças ao pedagogo francês, Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2016 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados