O que é aptidão física?

O que é aptidão física?

Por

Aptidão física é um conceito bastante utilizado por educadores físicos, nutricionistas e médicos. Este termo foi utilizado em 1971, nos Estados Unidos, para definir a capacidade que uma pessoa tem de executar atividades com energia, vigor e sem fadiga extrema.

Na prática, este conceito pode ser compreendido como a capacidade do ser humano de resistir ao estresse de determinada atividade, seja um exercício físico ou os desafios do dia a dia. O entendimento sobre aptidão física é importante no mundo dos esportes, pois determina a capacidade de um atleta para superar desafios e aguentar esforços e provas que demandam grande energia, concentração e entusiasmo.

Uma definição de 1986, apresentada por Nieman, aponta a aptidão física como “um estado dinâmico de energia e vitalidade”. Esse estado é responsável pela capacidade de executar atividades com vigor e com baixo risco de doenças.

Os componentes essenciais da aptidão física estão relacionados à saúde e às habilidades esportivas de cada pessoa. Esse conceito é importante na medicina e na atividade física, já que indica os limites de cada atleta e oferece embasamento para a realização de treinos e trabalhos musculares personalizados.

No que diz respeito à saúde, a aptidão física se relaciona com a resistência cardiorrespiratória e muscular e com a flexibilidade e a força. Estilo de vida, alimentação, prática de exercícios físicos e hereditariedade podem influenciar a aptidão física de uma pessoa.

Já em relação à aptidão física que influencia a performance esportiva, é essencial dizer que a condição física, a saúde e a qualidade de vida são fatores determinantes. Nesse contexto, conceitos como agilidade, velocidade e coordenação motora indicam o tipo de aptidão do atleta e interferem nos resultados da prática esportiva.

Leia também! Assuntos relevantes