Moluscos

Por

O filo dos moluscos é formado por animais que apresentam características semelhantes. A principal marca desses animais é ter corpo mole, que pode ser protegido por uma concha.

Os moluscos são animais frágeis e encontrados em diferentes tipos de ambientes. Entre os principais moluscos, podemos citar o caracol, a lesma, o marisco, a ostra, o caramujo, o polvo, entre outros. O grupo apresenta mais de 75 mil espécies já descritas.

Alguns moluscos também podem ter concha interna, como é o caso da lula. O habitat mais comum dos moluscos é o mar ou o rio, mas eles são encontrados ainda nas montanhas, nas áreas costeiras e em outros ambientes. Estes animais pertencem ao filo Mollusca, termo que vem do latim e significa "mole".

Os moluscos contam com uma concha calcária. Vale dizer também que alguns tipos de moluscos fazem parte da alimentação humana.

Animais invertebrados


Os moluscos são animais invertebrados. Eles possuem uma estrutura chamada de celoma, um tipo de cavidade que fica entre a parede do corpo e os órgãos internos. A maior parte das espécies é formada por cabeça, massa visceral e concha.

De acordo com os pesquisadores, os moluscos formam o filo mais importante de invertebrados. Em moluscos como os polvos e as lulas, o pé se tornou um conjunto de tentáculos, configurando animais cefalópodes. Já os caramujos e os caracóis são classificados como gastrópodes terrestres, que possuem pé para locomoção.

Os moluscos terrestres ainda têm pulmões e, por isso, eles são capazes de respirar oxigênio. Em contrapartida, as espécies aquáticas respiram por meios das brânquias.

O aparelho digestivo dos moluscos é composto por boca, rádula quitinosa, esôfago, estômago, hepatopâncreas e intestino. A circulação é basicamente lacunar e o sistema nervoso é formado por massas ganglionares.

A reprodução dos moluscos é sexuada. Estes animais são essencialmente herbívoros, mas algumas espécies possuem perfil carnívoro.

Leia também! Assuntos relevantes