Mito

Por

O que é Mito?De tempos em tempos, uma palavra muito utilizada, ainda mais nos dias de hoje que, a arte do entretenimento tem buscado na história da humanidade inspiração para suas obras. Temos um grande exemplo disso no filme Os Vingadores, o personagem Thor vem da mitologia nórdica; outro exemplo é o filme da franquia, Percy Jackson, que é completamente inspirado na mitologia grega. Tanto Thor quanto algumas personagens de Percy Jackson são mitos.

Mas o que seria mito afinal de contas?

A palavra provém de mythos, que tem origem no grego e que quer dizer conto, por isso podemos conhecer diversos contos mitológicos de diversas origens através de narrativas fantásticas que trazem personagens que podem ser: deuses, monstros ou seres extraordinários sem qualquer origem em nosso mundo real. Entretanto, a definição de Mito não para por aqui, para alguns estudiosos, a mitologia era utilizada pelos povos antigos para dar uma espécie de apoio narrativo à origem da comunidade e até mesmo da humanidade. Prova disso é o relato de todas as mitologias, sempre existe um relato ou uma razão do mundo existir.

A Mitologia através dos tempos

As histórias e registros da sociedade são mais antigos que a própria origem do papel, por isso, desde os primórdios, o homem tem passado sua história adiante através da oralidade. Algumas histórias foram continuadas, lembradas, relembradas e até mesmo, atualizadas, devido à necessidade de manter os registros antigos vivos, contadas de pais para filhos e assim por diante. Por isso, alguns relatos acabaram se alterando de seu original, mas sem perder o contexto. Claro, alguns perderam detalhes desnecessários, enquanto outros ganharam detalhes que os tornaram ainda mais fantásticos e inverossímeis. Atualmente as mitologias, para a maior parte dos amantes desse tipo de narrativas, são vistas mais como relatos ficcionais de um povo. Mas, para alguns historiadores, a existência de tais histórias podem significar muito mais do que possamos imaginar. Independente de opiniões, os mitos, ainda são utilizados até hoje e muitos já se tornaram grandes sucessos do entretenimento, Hércules, Perseu, e etc, até mesmo frases ditas por seres mitológicos tornaram-se grandes bordões, como por exemplo: Libertem o Kraken, no original, release the Kraken. Expressão comumente utilizado quando estamos para liberar algo que possa causar algum dano. Com o passar dos anos e seguindo os avanços da ciência, a mitologia foi perdendo seu lugar no imaginário, ainda mais diante de provas irrefutáveis de algumas origens, por isso e devido ao seu teor fantástico, a mitologia acabou sendo considerada contexto pejorativo, entretanto, graças alguns historiadores, a mitologia acabou se tornando digna de estudo devido ao seu caráter histórico.Prova disso são as separações entre as classes mitológicas, como por exemplo: a mitologia que tenta explica a ordem do mundo e sua criação, são caracterizadas de: cosmogônicos; os teogónicos contam o nascimento e a origem dos deuses e os antropogónicos, falam a cerca do surgimento dos homens, do nascimento das cidades e tudo mais que se relacionam ao ser humano.

Leia também! Assuntos relevantes