Metazoários

Por

Os metazoários correspondem a seres multicelulares, ou seja, possuem várias células. Os metazoários, nesse caso, diferentes dos protozoários, que fazem parte dos seres unicelulares.

Os metazoários englobam os seres que constituem o chamado Reino Animalia (podendo ser vertebrados ou não). Não são considerados metazoários os vírus, protistas (protozoários e algas unicelulares), as bactérias (Reino Monera), os fungos (Reino Funghi) e nem as plantas, que são seres autótrofos e são parte integrante do Reino Plantae.

Nos graus mais inferiores dos metazoários estão as esponjas, que acreditam os especialistas, se originaram de protozoários primitivos.

Os metazoários são seres heterotróficos, isso significa que eles não possuem a capacidade de produzir as substâncias ideais para o funcionamento adequado de seu organismo. Além disso, por serem multicelulares, as células dos metazoários estão organizadas de modo que constituam dois tipos de tecido: o epitelial e o tecido conjuntivo.

Na maioria dos casos, os metazoários apresentam capacidade de locomoção e se reproduzem de forma sexuada, ou seja, envolve a união de gametas. No entanto, existem metazoários invertebrados que se reproduzem de maneira assexuada.


Metazoários vertebrados e invertebrados

Os metazoários vertebrados compreendem uma ampla variedade de seres, podendo ser os anfíbios, os peixes, os répteis e os mamíferos. Uma das principais características desses animais é o fato de possuírem uma coluna vertebral segmentada, bem como um crânio que serve como uma proteção para o cérebro, que é parte integrante do sistema nervoso central.

O esqueleto interno que caracteriza os vertebrados é constituído por ossos e cartilagens. O esqueleto confere suporte para esses animais durante o crescimento, bem como conseguem se locomover pelo auxílio da coluna vertebral.

Os invertebrados metazoários são os seres multicelulares que não possuem coluna vertebral. A quantidade de seres dessa classe é bastante ampla e compreendem animais como moluscos, anelídeos, entre outros.

Na maioria dos casos, os animais invertebrados possuem o corpo mole, no entanto existem alguns, tais como os artrópodes, que possuem como principal característica um exoesqueleto feito de calcário. Tal estrutura possui relação com as funções do esqueleto interno dos vertebrados e tem como objetivo proporcionar sustentação, maior capacidade para locomoção, e, inclusive, funciona como um sistema de proteção.

Leia também! Assuntos relevantes