Mamíferos

Por

Os mamíferos englobam um enorme número de animais, de todos os portes, que compartilham algumas características específicas. Por exemplo, os mamíferos apresentam glândulas mamárias, têm o corpo coberto total ou parcialmente por pelos e também contam com temperatura interna praticamente constante.

Na biologia, os mamíferos são estudados como o grupo mais evoluído e diversificado de animais. Estes seres são reunidos na classe Mammalia, onde estão animais como os homens, as baleias, os golfinhos, os cães, os gatos, os morcegos, entre outros.

É possível encontrar animais mamíferos em diversos tipos de ecossistemas, principalmente nas florestas, na água doce, no mar e nos céus. Outras características que pertencem aos mamíferos são: dentes diferenciados, com incisivos, caninos, pré-molares e molares; membrana muscular e glândula sebácea.

Os mamíferos são animais adaptáveis e que vivem em sociedades complexas. A pele destes animais é formada por epiderme e derme. Os pelos atuam diretamente na regulação da temperatura interna.

Além disso, os mamíferos possuem vasos sanguíneos, nervos sensoriais, garras, unhas, esqueleto ossificado, etc. De uma forma geral, os mamíferos apresentam quatro patas, no caso do homem braços e pernas. Eles também têm, em média, 5 dedos, e estão adaptados para andar, correr, nadar ou voar.

Outro ponto importante, que merece ser ressaltado, é a alimentação dos mamíferos durante a primeira fase da vida. Os filhotes e bebês se alimentam do leite materno como fonte primária de nutrientes.

Os mamíferos são animais vertebrados. As fêmeas são responsáveis pela produção do leite para a amamentação. Estes seres também são conhecidos como animais de sangue quente, nos quais o cérebro ajuda a controlar a temperatura corporal.

Estima-se que existam mais de 5 mil espécies de mamíferos. Este grupo de animais surgiu durante o período Jurássico, entre 176 e 161 milhões de anos.

Leia também! Assuntos relevantes