Infarto do miocárdio

Infarto do miocárdio

Por

O infarto do miocárdio é uma doença que atinge uma grande parcela da população mundial. Essa enfermidade é caracterizada pela obstrução de uma artéria coronária. Isso acontece quando surge um coágulo de sangue sobre uma placa de gordura na parede do coração, provocando um fluxo menor de sangue e dificultando sua chegada até o músculo cardíaco.

Durante o infarto, o músculo do coração passa por um processo de morte celular e, por isso, o problema pode levar à morte do paciente. Em muitos casos, o infarto do miocárdio é responsável pela morte súbita, um acontecimento que pega a família de surpresa e provoca grande dor.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem aproximadamente 300 mil infartos por ano. Desses casos, cerca de 80 mil pessoas morrem.

Primeiros Socorros no Infarto do Miocárdio

O primeiro atendimento, rápido e efetivo, da vítima de infarto é fundamental para a sua sobrevivência. Os primeiros socorros são muito importantes neste contexto.

No ato do atendimento médico, o paciente precisa receber medicamentos capazes de desobstruir a artéria coronária. Um procedimento de angioplastia coronária também precisa ser realizado rapidamente em alguns casos.


Prevenção

O ataque cardíaco é um problema grave e que precisa ser prevenido pela população por meio de hábitos saudáveis de vida. O problema, que é acompanhado de uma forte dor no peito, pode ser evitado com comportamentos conscientes.

As pessoas devem evitar o tabagismo, a obesidade e o diabetes, precisam controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol e evitar o estresse e o sedentarismo. Essas atitudes ajudam a prevenir o infarto.

Consultas periódicas com o médico cardiologista também são recomendadas para adultos, principalmente para aqueles que têm histórico familiar de problemas cardíacos. Agende sua consulta e faça exames de eletrocardiograma e ecocardiograma.

Leia também! Assuntos relevantes