Infarto do miocárdio


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Infarto do miocárdio

Por Juliana, Grupo Escolar

O infarto do miocárdio é uma doença que atinge uma grande parcela da população mundial. Essa enfermidade é caracterizada pela obstrução de uma artéria coronária. Isso acontece quando surge um coágulo de sangue sobre uma placa de gordura na parede do coração, provocando um fluxo menor de sangue e dificultando sua chegada até o músculo cardíaco.

Durante o infarto, o músculo do coração passa por um processo de morte celular e, por isso, o problema pode levar à morte do paciente. Em muitos casos, o infarto do miocárdio é responsável pela morte súbita, um acontecimento que pega a família de surpresa e provoca grande dor.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem aproximadamente 300 mil infartos por ano. Desses casos, cerca de 80 mil pessoas morrem.

Primeiros Socorros no Infarto do Miocárdio

O primeiro atendimento, rápido e efetivo, da vítima de infarto é fundamental para a sua sobrevivência. Os primeiros socorros são muito importantes neste contexto.

No ato do atendimento médico, o paciente precisa receber medicamentos capazes de desobstruir a artéria coronária. Um procedimento de angioplastia coronária também precisa ser realizado rapidamente em alguns casos.


Prevenção

O ataque cardíaco é um problema grave e que precisa ser prevenido pela população por meio de hábitos saudáveis de vida. O problema, que é acompanhado de uma forte dor no peito, pode ser evitado com comportamentos conscientes.

As pessoas devem evitar o tabagismo, a obesidade e o diabetes, precisam controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol e evitar o estresse e o sedentarismo. Essas atitudes ajudam a prevenir o infarto.

Consultas periódicas com o médico cardiologista também são recomendadas para adultos, principalmente para aqueles que têm histórico familiar de problemas cardíacos. Agende sua consulta e faça exames de eletrocardiograma e ecocardiograma.






Leia também! Assuntos relevantes.

Doenças que afetam o coração
As doenças que afetam o coração são chamadas de doenças cardíacas. Essas patologias incluem diversos problemas que atingem diretamente o coração ou se...

Quais os melhores alimentos para o coração?
Uma alimentação saudável é capaz de baixar os níveis de colesterol e açucares no sangue. A longo prazo, isso pode ser muito bom para o coração. Então,...

Ricardo Coração Leão | O Rei Guerreiro
Inglaterra 08/09/1157 Domingo -- 06/04/1199 Terça-feira A Primeira Cruzada terminara em 1099 com a vitória dos cristãos e a Palestina com Jerusalém...

Doenças Cardíacas
As doenças cardíacas estão entre as causas mais comuns de morte no mundo moderno. Essas doenças podem aparecer por condições crônicas do paciente ou p...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2016 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados