História do Handebol

História do Handebol

Por

A história do handebol como esporte coletivo começou com o professor alemão Karl Schelenz, em 1919. As regras da nova modalidade foram estabelecidas pela Federação Alemã de Ginástica.

O esporte começou a ser praticado primeiramente em países como Áustria, Suíça e Alemanha. Em 1919, o handebol já estava adaptado para a participação de 11 jogadores. Em 1920, a modalidade foi considerada desporto oficial da Escola de Educação Física da Alemanha.

Em 1927, aconteceu o pedido de introdução do handebol no programa olímpico internacional. Em 1934, o esporte já estava presente na Olimpíada de Berlim, com a participação de 6 dos 26 países filiados.

Com o passar dos anos, foram criados diversos campeonatos mundiais de handebol para homens e mulheres. A partir daí, a modalidade passou a ter uma competição oficial mundial a cada quatro anos, além da disputa nos jogos olímpicos.

No Brasil, o handebol começou a se desenvolver a partir da década de 1960, com o professor francês Augusto Listello. Em 1971, o MEC incluiu o handebol entre as modalidades dos Jogos Estudantis e dos Jogos Universitários Brasileiros.

Nas olímpiadas, o Brasil apresentou a modalidade do Handebol pela primeira vez em Barcelona, na Espanha, no ano de 1992. Atualmente, o Brasil é um país com uma das melhores equipes de handebol do mundo, tanto no feminino quanto no masculino.

Leia também! Assuntos relevantes