A mitologia grega tem um legado de muitos heróis e deuses grandiosos, porém nenhum deles se compara a Hércules. Este herói supremo é o único filho mortal de Zeus, o Senhor do Olimpo e Rei dos Trovões, com Alcmena, uma mortal. A pronuncia do seu nome na linguagem grega é Heracles.

Anfitrião, que era esposo de Alcmena, estava em batalha contra o Rei de Tafos, Ptérela. Zeus transformou sua face em Anfitrião para visitar Alcmena e, desta relação, nasce Hércules. Hera, esposa de Zeus, quando descobriu o nascimento do herói, enviou duas serpentes poderosas para aniquilar a vida de Hércules, (pois esta desejava que seu primo Euristeu fosse o novo Rei da Grécia) que acabou por estrangular os animais com as próprias mãos quando ainda estava no berço. Assim que Anfitrião descobriu a traição de Alcmena, mandou que ela fosse queimada viva. Ao saber disso, Zeus enviou nuvens de chuva para que o fogo fosse apagado e Anfitrião aceitou a sua condição.

Para que Hércules se tornasse imortal, Zeus o fez mamar o leite do seio de Hera enquanto ela estava dormindo. Porém, tamanha era a fome do pequeno deus, que este leite se espalhou no universo e se formou a Via Láctea e, caindo algumas gotas na terra, se transformou em lindos lírios brancos. O seu crescimento após isso foi intenso, se tornando um jovem muito forte.

Assim que Hércules chegou em sua fase adulta, recebeu uma recompensa pela ajuda na reconquista do Reino do Creonte dos Minyans: a mão de Mégara em casamento. Este primeiro casamento rendeu três frutos (embora alguns historiadores se refiram a oito filhos): Therimachus, Deicoon e Suga. Hera, ainda raivosa com a traição de Zeus, instaurou um ataque de fúria em Hércules que o fez matar sua esposa Mégara e seus três filhos. Após o ataque, Hércules se arrependeu amargamente e foi até o Oráculo de Delfos para receber sua punição, sendo direcionado para o seu primo, o Rei Eristeu. Este Rei designou 12 trabalhos para que Hércules cumprisse no período de 12 anos, que foram:

  • 1.Matar o leão de pele vulnerável que aterrorizava Neméia; Hércules o estrangulou.
  • 2. Destruir hidra de Lerna, um monstro que possuía sete cabeças e que cuspia fogo. A cada cabeça decepada, nasciam duas em seu lugar. Este feito foi conseguido com a ajuda de seu primo Iolau, que queimava os tocos de cabeça decepados a fim de não nascerem novas.
  • 3. Capturar a corça de Gerínia viva, um animal de chifres de ouro e pés revestidos de bronze.
  • 4. Capturar o javali de Erimanto, um animal selvagem gigantesco que o herói capturou vivo.
  • 5. Limpar o curral do rei Augeasos em apenas um dia, o qual já não havia sido limpo nos últimos trinta anos e com uma quantidade de três mil bois.
  • 6. Matar as aves que habitavam no lago, as quais o herói destruiu utilizando flechas envenenadas.
  • 7. Capturar um touro vivo da ilha de Creta que lançava chamas pelo nariz; o animal foi capturado vivo.
  • 8. Domar as éguas do rei Trácia, animais antropófagas do filho de Ares, Diomedes.
  • 9. Roubar o cinto de ouro da rainha das guerreiras amazonas Hipólita, capturado após longas e intensas batalhas, levando-o para a filha de Euristeu, Edmeta.
  • 10. Capturar os bois selvagens vermelhos de Gerião da ilha de Eritéia; o herói matou o gigante que tinha três corpos.
  • 11. Roubar as três maçãs douradas das ninfas no jardim das por intermédio de Atlas, enquanto o substituía no sustendo do universo que estava apoiado em seus ombros.
  • 12. Se apoderou do cão de três cabeças Cérbero, conhecido como o guardião dos portões do inferno, que também tinha cauda de dragão e pescoço de serpente.

Além de realizar todas estas tarefas com maestria, Hércules também realizou muitos outros atos de bravura e teve participação na viagem dos argonautas em busca do velocino de ouro.

Depois de seus feitos e de conquistar sua imortalidade, se casou com Dejanira. Esta lhe presenteou com uma camisa tecida com sangue de centauro morto por Hércules e, ao vesti-la, o herói sente dores insuportáveis e feridas incuráveis e acaba morrendo.

Já na condição de imortal, Hércules foi aceito por Hera e a paz entre ambos foi instaurada. O herói se casa com a deusa da eterna juventude, Hebe.

Leia também! Assuntos relevantes