Hábitat e Nicho Ecológico

Hábitat e Nicho Ecológico

Por

Os conceitos de habitat e nicho ecológico são estudados na biologia, mais especificamente nos conteúdos que envolvem as propriedades da natureza. Na prática, o habitat é todo ambiente onde vivem espécies animais. Como exemplo, podemos citar a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, dois ambientes onde é possível encontrar a onça-pintada, maior felino das Américas.

O habitat reúne todas as características importantes para a sobrevivência das espécies, como alimentos, clima, fontes de água, entre outros recursos. De uma forma geral, o habitat é o lugar onde as espécies vivem.

Já o nicho ecológico diz respeito ao modo de vida das espécies, englobando alimentação, reprodução, hábitos, formas de sobrevivência e todas os processos que estão dentro do papel ecológico desempenhado por determinada espécie animal.

Confira uma explicação mais conceitual sobre habitat e nicho ecológico:

Habitat – O termo Habitat vem do latim, e significa "ele habita". Na ecologia, o conceito de habitat tem relação direta com o espaço físico de determinado ecossistema. O habitat envolve o local e as condições ambientais das regiões que abrigam espécies animais.

Nicho ecológico - O nicho ecológico representa as condições em que as espécies animais vivem em determinado habitat. O termo envolve a maneira como os animais sobrevivem, se alimentam, se reproduzem e interagem com o ambiente natural. O nicho pode ser compreendido como o "modo de vida" de uma espécie.

Importância dos conceitos

Nos estudos da biologia, os conceitos de habitat e nicho ecológico são extremamente importantes para entender a diversidade das espécies e sua forma de vida. Os termos estão intimamente conectados e sua compreensão ajuda a fomentar uma consciência ecológica e de preservação da natureza.

Os pesquisadores e biólogos realizam diversos estudos para catalogar diferentes habitats e nichos ecológicos presentes em diferentes regiões do planeta Terra. Isso faz com que os animais de cada ambiente sejam conhecidos e protegidos.

Leia também! Assuntos relevantes