Funções Químicas

Funções Químicas

Por

Chamamos de Funções Químicas os grupos de substâncias compostas que se apresentam com propriedades químicas e comportamentos semelhantes.

Características como acidez, basicidade, solubilidade em água e reatividade são apresentadas nos estudos das Funções Químicas. Os quatro principais tipos de função são: óxidos, ácidos, bases e sais.

É possível classificar uma substância dentro dessas funções a partir da análise dos tipos de íons que se formam quando esta é dissolvida em água. Essas substâncias também são chamadas de funções inorgânicas, que se caracterizam por compostos que não possuem cadeia carbônica.

Vejamos cada tipo de função química:

Ácidos – São compostos moleculares que se dissociam em íons, quando em solução aquosa. Esse tipo de substância é capaz de conduzir corrente elétrica. São exemplos o Ácido Clorídrico, o Ácido Cítrico, o Ácido Bórico, o Ácido Fórmico, entre outros...

Os ácidos possuem hidrogênio que, quando dissolvidos, libertam o hidrogênio como cátion. Os elementos químicos que formam os ácidos ganham elétrons e se formam por ligações covalentes.

Bases – As bases são substâncias que apresentam o grupo hidroxila (OH)-1 ligado a metais. Essas substâncias são chamadas hidróxidos. Exemplos de bases são: cal hidratada, hidróxido de amônio, entre outros...

As bases são compostos iônicos que, quando em contato com a água, liberam ânion (OH)- em solução.

Sais – Os sais são formados por compostos iônicos que apresentam um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de (OH)-. Exemplos de sais são: o sal de cozinha (NaCl), o mármore (CaCO3), o gesso (CaSO4), entre outros...

Os sais podem ser obtidos pela união de ácidos e bases.

Óxidos - São compostos formados por dois elementos químicos diferentes, por isso podem ser chamados de compostos binários. Essas substâncias têm obrigatoriamente a presença do Oxigênio. Exemplos de óxidos são: a água (H2O) e o gás carbônico (CO2).

Os óxidos se formam pela combinação do oxigênio com quase todos os elementos da tabela periódica.

Leia também! Assuntos relevantes