Febre

Por

A febre é um processo natural caracterizado pela alteração da temperatura do corpo humano. O processo que gera a febre tem início quando o organismo perde a capacidade de controlar sua temperatura interna, atividade que é realizada pela área do cérebro chamada hipotálamo, que tem a função de um termostato que garante uma temperatura para os órgãos internos de, no máximo, 37ºC.

Quando o corpo perde o equilíbrio do calor entre os órgãos periféricos e os tecidos internos, a febre começa a se manifestar. Isso pode acontecer por causa de um agente externo ou por uma doença dos órgãos internos. Quando a temperatura corporal oscila dois ou três graus para cima, já dizemos que o paciente está com febre.

De uma forma geral, a febre é uma reação do organismo contra infecções, lesões teciduais, rejeições ou outros tipos de problemas. A temperatura corporal considerada ideal varia entre 36ºC e 36,7ºC.

Em suma, podemos definir a febre como uma elevação da temperatura do corpo humano para cima dos limites adequados e saudáveis. Quando a febre atinge níveis extremos, ela pode gerar convulsões. Por isso, é importante controlar a temperatura corporal.

Leia também! Assuntos relevantes