Energia Cinética

A energia cinética tem relação direta com o estado de movimento de um corpo. Essa energia é caracterizada como uma grandeza escalar, já que depende de uma massa e de um módulo de velocidade do corpo. Nesta situação, quanto maior o módulo da velocidade, maior será a energia cinética.

Em corpos que estão em repouso, com módulo de velocidade nulo, a energia cinética também é considerada nula. Já quando um corpo com massa m se move a uma velocidade v, ele tem energia cinética, representada pela sigla Ec.

A fórmula da energia cinética leva em conta a velocidade e a massa de um corpo. Ela é usada para calcular a energia dos corpos em movimento. Sendo assim, temos mv2 = 0, quando a velocidade é nula. Quando a velocidade é igual a zero, o corpo não tem energia cinética.

Também é importante destacar que os valores da energia cinética serão sempre positivos, já que a massa é uma grandeza positiva. Além disso, na fórmula da energia cinética, a velocidade (v) está elevada ao quadrado e, por isso, sempre terá um valor positivo como resultado.

O conceito da energia cinética é estudado dentro da Mecânica, que ainda conta com outras formas de energias, como a Energia Potencial Elástica, a Energia Potencial Gravitacional, entre outras.


Confira algumas informações importantes sobre energia cinética

  • O trabalho total realizado sobre um corpo é igual à variação da energia cinética;
  • A equação de trabalho é dada por TAB = ECB – ECA. Esse é o teorema do trabalho;
  • De novo, o trabalho de um corpo em movimento é igual à variação da energia cinética.


Mais sobre energia cinética

Considerada a energia dos movimentos dos corpos, a energia cinética envolve uma transferência de energia através dos corpos, colocando-os em movimento. A energia cinética está ligada ao valor da massa e à velocidade de movimento.

Pelo Teorema da Energia Cinética, “o trabalho da força resultante é medido pela variação da energia cinética”. Confira a equação utilizada:

Ec = mV²/2

m = massa

v = velocidade

Ec = Energia Cinética

Teorema da Energia Cinética

Pelo nosso Sistema Internacional de Unidades, a energia cinética é medida em Joules (J). Essa denominação é uma referência ao cientista inglês James Prescott Joule.

Leia também:
Efeito Joule

Leia também! Assuntos relevantes