O Hand Spinner é um brinquedo que está sendo muito utilizado, não só pelas crianças, mas também pelos adultos, estes estando em casa ou no trabalho. Trata-se de um brinquedo que consiste em ficar girando constantemente na ponta dos dedos de quem estiver com ele. Ele também é conhecido como fidget spinner ou fidget hand spinner.

Acontece que neste brinquedo descobriu-se um grande amenizador de ansiedade e do estresse, passando a ser bastante utilizado pelas pessoas nas empresas, como uma técnica de relaxamento, além de também ser útil para ajudar as pessoas a abandonarem algum tipo de vício.

E, claro, por ser um brinquedo, ele também tem que ser considerado um passatempo que ajuda a manter as mãos ocupadas, sem fazer qualquer tipo de barulho. Serve como distração, tanto para os momentos de tédio, quanto para os de descanso.

Existe Física por trás deste brinquedo?


Hand Spinners

O hand spinner é um objeto que fica girando entre os dedos e que é utilizado, principalmente para aliviar o estresse.
Parece ser novo, mas esse brinquedo foi criado na década de 90, ficando popular somente em 2017.

E ele é um prato cheio da matéria física, você sabia? Não? Então, leia os itens abaixo e veja se não faz sentido.

1 – Efeito estroboscópico

As luzes que alguns hand spinners apresentando causam um efeito, e este efeito é chamado de estroboscópico. Ele te dá a sensação de que as luzes estão se movimentando em sentido contrário ao objeto.

Hand Spinners girando

2 – Efeito giroscópico

É graças a esse efeito que o hand spinner se mantém equilibrado enquanto gira e apoiado em alguma coisa, na maioria das vezes, no próprio dedo.
Ele impede que o objeto caia de forma parecida como a que andamos de bicicleta, ou seja, quanto mais rápido estiver, mais estável ficará o hand spinner. Para que isso ocorra, observe o momento angular e a sua conservação.

3 – Força de atrito

A duração do movimento é explicada através da força de atrito, que é muito baixa. Graças às esferas que o rolamento tem bem no centro do aparelho que fazem com que o atrito seja minimizado.

O hand spinner gira de forma livre sem a oposição de forças que tentam impedir o seu funcionamento, com a energia consumida em forma de calor sendo pequena. Com isso, o movimento do objeto pode durar até alguns minutos após o primeiro impulso.

4 – Força centrípeta

É graças à força centrípeta que o brinquedo realiza os movimentos circulares. É ela que faz o hand spinner se movimentar.

É pela Segunda Lei de Newton que ela é calculada. A força da massa do spinner vezes a sua aceleração, ou seja, Fc = m x a.

5 – Velocidade angular

É graças à velocidade angular que é possível medir a rapidez do movimento do hand spinner. A fórmula para se obter esse cálculo é: ωm = Δφ/Δt.

ωm – velocidade angular média;
Δφ – variação do deslocamento angular;
Δt – variação do tempo.

O momento de inércia corresponde a esse princípio, uma vez que se traduz na resistência feita para que o spinner para de girar.

Leia também! Assuntos relevantes