Efeito Joule

Por

Uma das principais matérias da física é o Efeito Joule. Esse conceito está relacionado ao estudo da energia elétrica e dos fenômenos que fazem parte dessa área da física. O Efeito Joule é a transformação da energia elétrica em outro tipo de energia. Esse efeito é visto em aparelhos elétricos, como a lâmpada incandescente, por exemplo, que conta com um filamento de luz criado pela transformação da energia elétrica em energia térmica e luminosa.

Os equipamentos elétricos também transformam parte da energia elétrica em energia térmica. O efeito joule, também chamado de efeito térmico, é justamente esse fenômeno: a transformação da energia elétrica em energia térmica. Isso é possível graças ao choque dos elétrons livres contra os átomos dos condutores. Quanto maior a vibração dos átomos, maior será a temperatura do condutor elétrico.

No Efeito Joule, a corrente elétrica é resultado da movimentação de ânions, cátions ou elétrons livres. Essa corrente elétrica tem partículas colidindo e gerando aquecimento. Esse efeito Joule é uma das principais leis físicas. Essa lei estabelece uma relação direta entre o calor e a corrente elétrica.

O nome desse fenômeno é uma homenagem a James Prescott Joule (1818-1889), físico que estudou o fenômeno em 1840. A lei do Efeito Joule foi publicada na Philosophical Magazine, pela Royal Society.

A expressão que caracteriza o Efeito Joule é a seguinte:
Q = I².R.t

Onde:
Q é o calor gerado por uma corrente constante.

I é a corrente elétrica.

R é a resistência elétrica do condutor.

t é o tempo que a corrente elétrica demora para percorrer o condutor.

Leia também! Assuntos relevantes