Egito

Aspectos para caracterizar as civilizações:
Povoamento, geográfico, político, social, econômico, religião, cultural.


Estado Egípcio:
Nessa civilização,quem fica em primeiro lugar é o Rei (faraó) que adotou um regime chamado monarquia teocrática onde ele é considerado um deus vivo, depois vem os ministros; escribas; sacerdotes; militares..., depois os Felás (camponeses), e por último vem os escravos.


Aspectos do Egito
Geográfico:
Situada no nordeste da África, numa região predominante desértica, a civilização egípcia desenvolveu-se no fértil vale do rio Nilo.

Econômico:
agricultura ; estado com total controle da economia (camponeses faziam servidão coletiva)

Político:
surgiu os nomos (comunidades autônomas chefiadas por nomarcas) ; uniu-se os nomos formando o Alto e o Baixo Egito; unificação feita por Menés em 3200 a.C. colocando a monarquia teocrática.

Social:
Nomos com uma sociedade estamental e estratificada e de monarquia teocrática: em primeiro lugar o rei (faraó); em segundo os ministros, escribas, sacerdotes etc; em terceiro os camponeses ( Felás) ; e em último,os escravos.

Religião:
- Politeísmo(muitos Deuses) , acreditavam-se que o homem era formado de corpo e alma e que, quando o homem morria, sua alma era levada por pássaros aos deuses e, depois de ser purificada, ela voltava, por isso faziam a técnica de mumificação.
- Pré-destinação( já nasciam com o destino traçado por Deus)-Maneira do estado de fazer com que todos ficassem satisfeitos com seu estado social.

Cultural:
Canais de irrigação, Diques, Escritas(hieroglífica), Matemática, Química, Medicina, Literatura(Livro dos Mortos), Calendário, arquitetura(templos, palácios, pirâmides).



Períodos
Pré-dinástico - Nomos

Antigo Império : Construção das grandes pirâmides; transferência da capital de Tinis para Mênfis; conflitos entre nomarcas e faraós;

Médio Império :Recuperação do poder do Faraó; ampliação das áreas agrícolas; invasões estrangeira (hicsos, hebreus);

Novo Império : Fortalecimento militar; hicsos foram expulsos e hebreus foram escravizados; êxodo(hebreus saem do Egito - Moisés como líder); expansão territorial (apogeu); tentativa de mudança religiosa de politeísmo (sacerdote - divindade mais importante, o sol(Amon-Ra) para a culta monoteísta (Aton);


Fonte:
http://www.estudanet.hpg.ig.com.br/egito.htm

Leia também! Assuntos relevantes