Egito


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Egito

Aspectos para caracterizar as civilizações:
Povoamento, geográfico, político, social, econômico, religião, cultural.


Estado Egípcio:
Nessa civilização,quem fica em primeiro lugar é o Rei (faraó) que adotou um regime chamado monarquia teocrática onde ele é considerado um deus vivo, depois vem os ministros; escribas; sacerdotes; militares..., depois os Felás (camponeses), e por último vem os escravos.


Aspectos do Egito
Geográfico:
Situada no nordeste da África, numa região predominante desértica, a civilização egípcia desenvolveu-se no fértil vale do rio Nilo.

Econômico:
agricultura ; estado com total controle da economia (camponeses faziam servidão coletiva)

Político:
surgiu os nomos (comunidades autônomas chefiadas por nomarcas) ; uniu-se os nomos formando o Alto e o Baixo Egito; unificação feita por Menés em 3200 a.C. colocando a monarquia teocrática.

Social:
Nomos com uma sociedade estamental e estratificada e de monarquia teocrática: em primeiro lugar o rei (faraó); em segundo os ministros, escribas, sacerdotes etc; em terceiro os camponeses ( Felás) ; e em último,os escravos.

Religião:
- Politeísmo(muitos Deuses) , acreditavam-se que o homem era formado de corpo e alma e que, quando o homem morria, sua alma era levada por pássaros aos deuses e, depois de ser purificada, ela voltava, por isso faziam a técnica de mumificação.
- Pré-destinação( já nasciam com o destino traçado por Deus)-Maneira do estado de fazer com que todos ficassem satisfeitos com seu estado social.

Cultural:
Canais de irrigação, Diques, Escritas(hieroglífica), Matemática, Química, Medicina, Literatura(Livro dos Mortos), Calendário, arquitetura(templos, palácios, pirâmides).



Períodos
Pré-dinástico - Nomos

Antigo Império : Construção das grandes pirâmides; transferência da capital de Tinis para Mênfis; conflitos entre nomarcas e faraós;

Médio Império :Recuperação do poder do Faraó; ampliação das áreas agrícolas; invasões estrangeira (hicsos, hebreus);

Novo Império : Fortalecimento militar; hicsos foram expulsos e hebreus foram escravizados; êxodo(hebreus saem do Egito - Moisés como líder); expansão territorial (apogeu); tentativa de mudança religiosa de politeísmo (sacerdote - divindade mais importante, o sol(Amon-Ra) para a culta monoteísta (Aton);


Fonte:
http://www.estudanet.hpg.ig.com.br/egito.htm




Leia também! Assuntos relevantes.

Heliópolis (Egito)
Heliopolis, que em grego significa cidade do sol foi a cidade do antigo Egito destinada ao culto do deus Sol, chamado Ra pelos egípcios. Localizad...

Como viviam os escravos no Egito Antigo?
Os escravos do Egito Antigo faziam parte de um grupo reduzido, que se dedicava a diversos tipos de atividades, como artesanato, serviços de casa, trab...

O Egito Antigo
As origens da civilização egípcia datam de 4.000 anos a.C. A população começou a se concentrar no vale do rio Nilo, formando as primeiras aldeias (nom...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2015 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados