Economia global

Por

A economia global vem passando por uma desaceleração nos últimos anos em razão de diversas crises. Atualmente, algumas atividades importantes apresentam problemas em grandes mercados emergentes, como as indústrias brasileiras, por exemplo, que têm passado por anos de muitas demissões.

A tendência é que nos próximos anos a economia global tenha um crescimento menor, apesar de ter apresentado uma leve recuperação. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o crescimento global deve ser moderado na América do Norte, na Europa e no Japão.

A economia global passa por uma recuperação gradual, mas alguns fatores temporários têm pressionado para baixo as taxas de crescimento. De acordo com a OCDE, o crescimento das principais economias avançadas na primeira metade de 2014 será mais lento. Já as economias emergentes devem responder por mais da metade da economia mundial.

Alguns países emergentes, como Índia, África do Sul e Turquia, também devem passar por retração econômica. Em contrapartida, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) identifica melhora na economia dos países da zona do euro, especialmente nas três maiores economias do bloco - Alemanha, França e Itália.

Leia também! Assuntos relevantes