Doenças que afetam o coração

Doenças que afetam o coração

Por

As doenças que afetam o coração são chamadas de doenças cardíacas. Essas patologias incluem diversos problemas que atingem diretamente o coração ou seus vasos sanguíneos.

As principais doenças cardíacas, que são as mais comuns entre a população mundial, incluem: a doença da artéria coronária, a insuficiência cardíaca e as arritmias cardíacas. Outros problemas diagnosticados são o enfarte do miocárdio e a angina.

Estima-se que 25% da população adulta do Brasil tenha pressão alta, um importante fator de risco para doenças cardíacas. Todas as dificuldades que acometem o coração podem levar a óbito. Por isso, a prevenção é sempre o melhor caminho!

É preciso evitar a ocorrência de problemas que afetem a circulação de sangue no organismo, e a principal função do coração é justamente essa: fazer com que o sangue circule corretamente em nosso corpo.
Manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, fazer exames periódicos e controlar fatores de risco são atitudes que ajudam a prevenir as doenças que afetam o coração.

Conheça as principais doenças cardíacas:

Enfarte Agudo do Miocárdio – É uma doença com alta incidência, também conhecida como ataque cardíaco. Trata-se do desenvolvimento de um coágulo que bloqueia a passagem de sangue na câmara cardíaca. Se não houver atendimento médico rápido, existem grandes chances de óbito.

Insuficiência Cardíaca – Esta doença pode estar associada a outros problemas de saúde, como à hipertensão arterial, por exemplo. O problema prejudica o fluxo de sangue que é bombeado pelas válvulas cardíacas. A doença pode ser assintomática, leve, moderada e grave. Em último caso, o paciente precisa passar por uma cirurgia para corrigir o problema no coração.

Arritmias Cardíacas – Essa doença é caracterizada por alterações do ritmo e da frequência dos batimentos cardíacos. Nestes casos, os batimentos podem ser lentos ou acelerados demais (bradicardia ou taquicardia).

Doença Arterial Coronária – A doença da artéria coronária tem como principal sintoma a sensação de aperto no peito. A dor se espalha pelo braço esquerdo e provoca falta de ar. A doença é resultado do depósito de placas de gordura nas artérias do coração. O problema pode levar a ataques cardíacos.


Prevenção das doenças cardíacas

Para reduzir suas chances de desenvolver qualquer doença cardíaca, aposte na prevenção. Tenha uma vida ativa, não fume, busque uma alimentação saudável, evite o sobrepeso e a obesidade e conheça seus níveis de pressão arterial, colesterol, diabetes e triglicerídeos. Faça check-ups médicos anualmente!

Leia também! Assuntos relevantes