Dióxido de Carbono

Dióxido de Carbono

Por

O dióxido de carbono é um elemento químico que foi descoberto pelo pesquisador, físico e químico escocês, Joseph Black. A substância tem fórmula química CO2, é caracterizado como um composto inorgânico, faz parte da categoria dos óxidos e se apresenta como um elemento gasoso.

Outras características importantes sobre o dióxido de carbono são: gás incolor, não inflamável, inodoro, levemente ácido, liquefeito e solúvel em água. O dióxido de carbono é utilizado na fotossíntese das plantas.

O CO2 também está presente em vários processos industriais, principalmente nos relacionados à atividade petroquímica. O Dióxido de Carbono (CO2) faz parte da constituição da atmosfera, sendo associado ao efeito estufa, aquecimento prejudicial ao planeta Terra.

As principais fontes de liberação do CO2 na atmosfera são os veículos movidos a petróleo. No ciclo do carbono, as árvores são responsáveis por absorver o CO2 e liberar o O2 (oxigênio). Contudo, a ação do homem, que derruba árvores e prejudica florestas, interfere no ciclo natural do planeta e provoca danos ao meio ambiente.

O CO2 também é liberado em queimadas e nas diversas atividades industriais promovidas pelo homem.

Leia também! Assuntos relevantes