Dia Mundial da Paz - 1 de Janeiro

Dia Mundial da Paz - 1 de Janeiro

Por

Comemoração estabelecida pelo Papa Paulo VI, em 1967, é celebrada por todas as nações do mundo

O Dia Mundial da Paz é celebrado em 1º de janeiro. A comemoração foi estabelecida em 1967, graças ao Papa Paulo VI.

A data é uma oportunidade para que a humanidade se una numa corrente de pensamentos positivos e bondade. Desde 1968, o Papa é responsável por determinar, a cada ano, qual será o tema a ser lembrado no dia mundial da paz. Já foram abordados temas como o respeito às crianças, a discriminação, os conflitos mundiais, a pobreza, a educação, entre outros...

O Dia Mundial da Paz é celebrado no primeiro dia de cada ano por se tratar de uma data dedicada à renovação da fé e da esperança. Segundo o Papa Paulo VI, criador da data, é preciso que em cada dia primeiro de janeiro possamos "nos dirigir a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo. Como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

Muito mais do que ser uma data religiosa, o dia mundial da paz é uma iniciativa que visa encontrar no mundo todo, em todas as religiões e em todos os povos, a semente que promove, cultiva e espalha a paz.

Leia também! Assuntos relevantes