Também conhecido em alguns países como Dia de São Valentim, o Dia dos namorados é uma data em que é celebrada a união amorosa entre casais e namorados, mas em algumas localidades envolve ainda a demonstração de afeição entre os amigos. É bastante comum haver, neste dia, troca de cartões e presentes com corações, como tradicionalmente as caixas de bombons, ou ainda flores.

Em Portugal e em Angola, assim como diversos outros países, a data é comemorada no dia 14 de Fevereiro, enquanto no Brasil, comemora-se no dia 12 de Junho, um dia antes do dia de Santo António de Lisboa, conhecido popularmente como o “Santo Casamenteiro”.


Origem e história da data

É bastante provável que os costumes que estão ligados a esse dia sejam provenientes do festival romano conhecido como Lupercalia, que acontecia justamente no dia 14 de fevereiro celebrando a fertilidade e homenageando Juno, que era a deusa da mulher e do casamento, e Pan, que é o deus da natureza.


O dia de São Valentim, entretanto, tem sua história remontando a um dia de jejum que era feito em homenagem ao santo. Foi somente após o final da idade média que essa ideia mais romântica da data começou a ser desenvolvida, quando o conceito de amor surgia. Bispo Valentim, durante as guerras, lutou contra as ordens de Cláudio II, imperador, que havia proibido casamentos por acreditar que soldados solteiros combatiam melhor, e continuou celebrando casamentos.

Quando descoberto, Valentim foi preso e condenado à morte, mas recebia, no tempo em que esteve preso, inúmeras cartas, flores e bilhetes que diziam ser de indivíduos que acreditavam no amor. Se apaixonou, durante o cumprimento de sua pena, pela filha cega de um carcereiro e executou um milagre devolvendo-lhe a visão. Antes de ser executado, escreveu-lhe uma mensagem de adeus assinando como “De seu Valentim”.

A data de sua morte, dia 14 de fevereiro, ficou marcada como a festa do dia dos namorados. Mas existe uma versão que afirma que no século XVII passou-se a celebrar, entre ingleses e franceses, a união dos Namorados como São Valentim. A data, entretanto, acredita-se, foi adotada somente após os Estados Unidos, onde ficou conhecido como o Saint Valentine’s Day.

Nos dias atuais, entretanto, a data está mais associada à troca de recados, presentes de amor, entre outros. No Brasil, entretanto, a data é comemorada no dia 12 de junho justamente por ser a véspera do dia de Santo António.

Acredita-se que a data tenha surgido no comércio paulista por João Doria, um publicitário, trouxe a ideia do exterior e apresentou aos comerciantes. No ano de 1949 iniciou-se a campanha que carregava o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”. Rapidamente a ideia ganhou espaço no país.

Leia também! Assuntos relevantes