Como surgiu a arte no Brasil?

Como surgiu a arte no Brasil?

Por

A arte brasileira tem origem pré-colonial, com grande influência do povo nativo do país, ou seja, os índios. Num passado ainda mais remoto, pesquisas arqueológicas realizadas no Brasil mostram que a arte brasileira também teve produções artísticas pré-históricas.

A arte da Pré-História brasileira está preservada em vários sítios arqueológicos espalhados pelo território nacional. Estas manifestações e descobertas são tombadas pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Focando na história recente da arte brasileira, a cultura indígena, com suas pinturas e trabalhos artesanais, refletem as primeiras manifestações da arte nacional. Com a colonização portuguesa, o Brasil recebeu a influência da arte barroca da Europa, que tinha muitos elementos da fé da Igreja Católica.

O grande avanço artístico do país aconteceu quando a Missão Artística Francesa chegou ao Brasil, no século XIX. Neste período, aconteceu a criação da escola nacional de arte, que se uniu à Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

A arte no Brasil só se tornou intensa depois que a família real portuguesa veio viver no país. De uma certa forma, neste momento histórico, o Brasil passou a imitar a cultura europeia.

No início do século XX, surge o Modernismo Brasileiro, marcado pela Semana de Arte Moderna. Foi neste movimento artístico, que os brasileiros começaram a criar sua própria identidade na arte, principalmente na pintura e na literatura.

Leia também! Assuntos relevantes