Catálise

Por

CATÁLISE
É uma reação que envolve a presença de um catalisador


Catalisador
É uma substância que abaixa a energia de ativação de uma reação, aumentando, assim, a sua velocidade, sem sofrer alteração nenhuma (incluindo em termos de massa) no fim da reação.


CATALISE HOMOGÊNEA
Na catálise homogênea o catalisador se encontra na solução entre os reagentes.

A destruição da camada de ozônio é uma catalise homogênea.

O ozônio é destruído por freons geralmente o CF2Cl2

A grandes altitudes , onde existe a maior concentração de ozônio, o freon origina átomos livres de cloro ( sob a ação do ultravioleta )

CF2Cl2 ----> CF2Cl + Cl

O átomo de cloro livre não e estável ( possui sete elétrons na ultima camada, quando o ideal seria possuir oito) , o elétron livre pode ser usado para fazer uma ligação.

Átomos livres de cloro causam a transformação do ozônio em oxigênio

O3 + Cl. ----> O2 + ClO.

ClO . + O3 ----> 2 O2 + Cl.

2 O2 ----> 3 O2

Pela repetição dessas duas etapas, um Cl . consegue destruir várias moléculas de O 3

Enzimas
As enzimas são moléculas de proteína que agem como catalisadores heterogêneos em sistemas biológicos.

Acredita-se que as moléculas de enzima apresentem sítios ativos em suas superfícies.

O sítio ativo é freqüentemente uma depressão na superfície da molécula de enzima, à qual a molécula de substrato, ou parte dela, se ajusta.

Muitas enzimas são muito específicas, a enzima maltase hidrolisa maltose em duas novas moléculas de glicose. Esta é a única finalidade da maltase e nenhuma outra molécula pode substituí-la. A enzima sucrase hidrolisa apenas sucrose.

Outras enzimas não tem tanta especificidade como : a tripsina que primariamente hidrolisa as ligações peptídicas das proteínas , entretanto a estrutura e a polaridade da tripsina é tal que ela pode catalisar a hidrólise de alguns ésteres.

Problemas genéticos também podem causar transtornos nos padrões de enzimas , como a intolerância à lactose. Esta doença ocorre muito em povos chineses, japoneses e africanos, que geralmente têm baixa ingestão de leite depois da idade de crescimento. Quando crianças , tais pessoas produzem a enzima lactase que é necessária para a digestão da lactose, um açúcar que ocorre no leite dos mamíferos , quando crescem seus corpos param de produzir esta enzima porque sua dieta normalmente não contém leite, assim a ingestão de leite ou derivados causam um considerável desconforto na forma de dores de estômago e diarréia.

Leia também! Assuntos relevantes