Pesquisadores ligados à Organização das Nações Unidas comemoraram a recuperação da Camada de Ozônio, revestimento que protege a Terra contra a ação dos raios solares. De acordo com as informações divulgadas em 2014, a expectativa dos cientistas é de que a camada de ozônio volte ao nível que possuía nos anos 1980 antes da metade desse século, principalmente nas áreas mais afetadas na região do Ártico e da Antártida.
As medidas que vêm sendo adotadas para proteger a camada de ozônio devem permitir sua recuperação até 2050. A camada vem passando por um lento processo de reconstituição graças ao controle do uso de substâncias destruidoras do ozônio, como os gases CFCs.
Cientistas de 36 países destacaram a importância do Protocolo de Montreal para essa vitória. O documento assinado em 1987 proibiu o uso de clorofluorcarbonos (CFCs), substâncias que atacam a camada de ozônio.
Para continuar protegendo a camada, os pesquisadores defendem também a substituição de outros gases usados na refrigeração e na indústria, como o HFC, considerado um dos principais causadores do efeito estufa na Terra.

- CFC - Ameaça o ozônio
- Os Polos da Terra e o Aquecimento Global
- Atualmente, como está o buraco na camada de ozônio?
- Efeitos do Aquecimento Global
- Reações Catalíticas e a Camada de Ozônio
- O homem está causando o aquecimento global!
- Aquecimento Global
- Quais os Problemas Decorrentes da Destruição da Camada de Ozônio
- Ozônio
- Como é Destruída a Camada de Ozônio
Por