Biomas Brasileiros

Biomas Brasileiros

Por

Você conhece o conceito de bioma? Vamos explicá-lo de uma forma bastante objetiva neste artigo para, depois, exaltarmos os principais biomas brasileiros e sua importância para o nosso país.

É chamado de bioma todo ambiente habitado por seres vivos em uma determinada região e que apresenta vegetação similar em toda a sua extensão, além de clima uniforme e diversidade biológica específica.

No Brasil, um país de dimensões continentais e enorme diversidade natural, é possível encontrar seis tipos diferentes de biomas, cada qual com suas particularidades e belezas. Os seis grandes biomas brasileiros são: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Estes conjuntos de ecossistemas têm várias espécies vegetais e animais, e possuem diversidade biológica própria. Cada bioma está concentrado em uma região particular do país e, historicamente, eles tiveram os mesmos processos de formação e evolução.


Vamos conhecer as características de cada um dos seis biomas brasileiros:

Amazônia – Esse bioma é caracterizado como Floresta Equatorial Brasileira. Está localizado nas regiões norte e centro-oeste. Com clima equatorial, elevada umidade e rios muito importantes, a Amazônia é o principal reduto da biodiversidade brasileira, além de ser considerada o pulmão do planeta. A região tem vegetação florestal densa e uma fauna composta por insetos, aves, macacos, onças, jabutis, entre outros animais.

Cerrado – O Cerrado é conhecido como Savana brasileira. Este bioma concentra-se nas regiões centro-oeste, nordeste e sudeste do Brasil. Com clima tropical continental e apenas duas estações definidas (verão úmido e inverno seco), a região se destaca por ser rica em vegetação de árvores e arbustos pequenos. Os principais exemplares da fauna do cerrado são a capivara, o tamanduá e o lobo-guará.

Mata Atlântica – Este bioma é conhecido como Floresta Tropical do Brasil. Infelizmente, por causa da exploração do homem, a vegetação da Mata Atlântica praticamente desapareceu em grande parte do território. Os remanescentes do bioma apresentam vegetação densa e fauna composta por micos-leões, onça-pintada, arara-azul, entre outras espécies.

Caatinga – A Caatinga é o bioma do sertão brasileiro, caracterizada por ser uma região seca. Ela ocupa cerca de 11% do território nacional e tem clima tropical semiárido. A vegetação da Caatinga é composta basicamente por cactos, plantas caducifólias e árvores de raízes grandes, que retiram água do lençol freático. As principais espécies da fauna são o sapo cururu, o pássaro asa branca, o gambá e o veado-catingueiro.

Pampas – Este bioma fica na região sul do Brasil, mais especificamente no Estado do Rio Grande do Sul. Tem clima subtropical, com períodos frios e secos. A vegetação é formada por gramíneas, e os principais animais são o veado, a capivara e a garça.

Pantanal – O Pantanal é um bioma alagado, que fica no Mato Grosso e Mato Grosso do sul. É uma região bastante influenciada pelos regimes dos rios e tem um longo período chuvoso, que dura de outubro a abril. A vegetação da região é adaptada à umidade. A fauna é composta por muitas espécies de peixes e répteis.


Alerta

Os biomas brasileiros têm muitas espécies ameaçadas de extinção. Previsões assustadoras afirmam que a Amazônia pode desaparecer em nosso país nos próximos 40 anos, caso as taxas de desmatamento sejam mantidas.

Leia também! Assuntos relevantes