Aves

Por

As aves são animais classificados como vertebrados, ovíparos, com asas e penas. Elas possuem apêndices locomotores que foram transformados em asas ao longo da evolução. Além disso, são caracterizadas por seus bicos.

No mundo todo, existem cerca de 9 mil espécies de aves catalogadas. Essas aves podem viver no meio terrestre ou aquático. Uma característica interessante das aves é a homeotermia, capacidade de manter e controlar a temperatura corporal constante.

Existem diversos tipos de aves, e cada uma delas possui peculiaridades. Como exemplos podemos citar as galinhas, os patos, as gaivotas, pelicanos, os beija-flores, o avestruz, entre outros.

Quando falamos sobre as diferentes classificações das aves, precisamos tratar dos pássaros, que fazem parte da ordem Passeriformes, grupo com o maior número de espécies. Existem aves que têm a capacidade de voar e aves que não conseguem voar. Aquelas que não podem voar são conhecidas como ratitas. Podemos citar o pinguim, o avestruz e a galinha.


Características das aves

As aves têm um coração dividido em quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos). Elas também possuem tecidos, circulação sanguínea, mecanismos de regulação térmica, sistema respiratório com pulmões e sacos aéreos, pele seca, bico córneo, sistema de digestão e excreção, entre outras características.

No quesito alimentação, as aves comem frutas, vermes, insetos, sementes, moluscos e pequenos animais. O sistema digestivo apresenta boca, faringe, papo, proventrículo, esôfago, moela, intestino, cloaca e órgãos anexos, como o fígado e o pâncreas. As aves eliminam fezes e urina.

No campo da reprodução, as aves colocam e chocam os ovos, dando origem aos filhotes. Muitas aves fazem parte da pirâmide alimentar dos seres humanos, como as galinhas, codornas, patos e perus.

Na evolução e adaptação, as aves foram beneficiadas pelo vôo, que as permitiu habitar lugares inacessíveis para outras espécies, bem como migrar de território com as mudanças de estações. O grupo das aves é estudado pela Ornitologia.

Leia também! Assuntos relevantes