Atmosfera


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Atmosfera

Nós vivemos envolvidos por uma grande massa de ar, chamado de atmosfera. O estudo da atmosfera é feito com base nas informações fornecidas pelas sondas espaciais, pelos satélites meteorológicos, pelos foguetes e naves espaciais.

A medida que subimos na atmosfera, o ar vai se tornando menos denso, até ficar bastante rarefeito, isto é, as partículas dos gases que compõem o ar vão se tornado cada mais distante umas das outras. A atmosfera é, portanto, formada por diferentes camadas, sendo a altura destas calculadas de forma aproximada, pois é difícil saber exatamente onde termina uma e começa a outra.

São cinco as camadas da atmosfera: a troposfera, estratosfera, mesosfera, a ionosfera e a exosfera.


TROPOSFERA
É a camada onde vivemos e se estende até uma altura de 8 a 16 km acima da superfície terrestre, onde ocorrem as tempestades e quase todos os fenômenos meteorológicos: os ventos, as chuvas, as nuvens, o granizo etc. a temperatura varia muito conforme a altitude, ou seja, a cada 100 metros de aumento da altitude, há uma queda de 0,6o C e o ar vai se tornando mais frio. As partículas de poeira em suspensão representam os raios azuis e absorvem as outras cores que compõem a luz branca do sol. O ar tem uma cor azul muito pálida porém não percebemos que este azul altere a cor dos objetos que nos rodeiam, no entanto, quando olhamos para o céu, vemos através de uma camada muito espessa de ar, por isso, que o céu nos parece azul.


ESTRATOSFERA
Essa camada começa onde termina a troposfera e se estende até 30Km acima da superfície terrestre, onde não existe umidade ( nem nuvens ), a temperatura aumenta de 2o C a 4o C por Km, ao contrário do que acontece na troposfera. O céu apresenta – se quase preto, porque existe pouca quantidade de poeira para difundir a luz.

A estratosfera apresenta uma certa concentração de ozônio, gás que enfraquece os raios ultravioletas que chegam à Terra. Sem esse filtro de ozônio, seria inviável a vida em nosso planeta pois esses raios são extremamente prejudiciais à saúde, alterando a constituição das células, podendo inclusive provocar o câncer.

Nesta camada não ocorre tempestade nem outra mudanças de tempo.


MESOSFERA
Começa onde termina a estratosfera e se estende até 30KM acima da superfície terrestre onde a temperatura continua a se elevar até 48Km, depois começa a cair. Na mesosfera existe grande quantidade de ozônio.


IONOSFERA
É chamada assim, por apresentar grande quantidade de partículas carregadas de eletricidade, os íons, que possibilitam as transmissões por rádios, refletindo as ondas radiofônicas que percorrem todo o mundo. Se estende até 640KM acima da superfície terrestre, sendo, constantemente bombardeada por meteoros que não atingem a Terra porque se fragmentam nesta camada.

A ionosfera, portanto, serve de proteção à Terra contra estes corpos celestes.


EXOSFERA
A exosfera começa no limite com a ionosfera e se estende até confundir – se com o espaço cósmico. Nessa camada o ar é bastante rarefeito.



Fonte:
http://centrodeapoio.hpg.ig.com.br/index2.htm






[ Pesquisa escolar lida 24180 Vezes - Categoria: Geografia ]


Leia também! Assuntos relevantes.

O que é atmosfera terrestre e quais são os gases existentes?
A atmosfera é formada por uma camada de gases que circunda a Terra. Com cerca de 480 quilômetros de espessura, essa distribuição gasosa é formada por ...
Lido: 53323 Vezes

Os Fenômenos Atmosféricos
São fenômenos atmosféricos: a temperatura do ar, a pressão atmosférica, o vento, a umidade do ar, as nuvens e as precipitações. Vamos a seguir analisa...
Lido: 67845 Vezes

Estudantes Online | Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Sendo um veículo de comunicação, não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2014 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados