As Leis da Termodinâmica

As Leis da Termodinâmica

Por

Termodinâmica é uma palavra que vem do grego therme (calor) e dynamis (movimento). Sendo assim, é possível dizer que a termodinâmica é a área da Física que estuda as consequências da mudança de temperatura, volume e pressão.

Na prática, a termodinâmica se dedica a explicar todos os mecanismos de transferência de energia térmica (calor). Esse campo de pesquisa trabalha com modelos sobre a microestrutura das substâncias. As principais grandezas da termodinâmica são: temperatura, energia e trabalho.

Confira as leis da termodinâmica:

Lei 1 - A primeira lei da termodinâmica engloba os conceitos de calor, trabalho mecânico e energia interna. A lei trata da conservação da energia;

Lei 2 - A segunda lei da termodinâmica estuda a entropia e a conversão de energia térmica em trabalho mecânico;

Lei 3 – A terceira lei da termodinâmica estuda as limitações existentes para a obtenção do zero absoluto de temperatura.

Entenda melhor cada uma das leis da termodinâmica:

Assista a Vídeo-aula:

Primeira lei da termodinâmica – A lei da conservação de energia é usada em processos térmicos, relacionando calor e trabalho. Essa lei diz que: “todo sistema quimicamente isolado tem troca de trabalho e calor com o meio externo, sendo que as quantidades de calor (Q) e trabalho (W) trocadas são iguais”. A expressão dessa lei é: W = JQ.

Segunda lei da termodinâmica – Essa lei nega a existência da transformação de energia térmica em energia cinética. De acordo com essa lei, em sistemas fechados, a entropia não diminui.

Terceira lei da termodinâmica – Essa lei relaciona calor e entropia. De acordo com essa lei, é impossível reduzir qualquer sistema à temperatura do zero absoluto.

Leia também! Assuntos relevantes