Artrópodes

Por

Você já ouviu falar sobre os animais artrópodes? Esse é o maior grupo de espécies da Terra, contando com mais de 1 milhão de animais diferentes. Os artrópodes são seres como aranhas, moscas, siris, baratas, camarões, formigas, escorpiões, abelhas, entre outros.

Na biologia, o grupo dos artrópodes é estudado a fim de esclarecer as condições de adaptação destes seres. De acordo com pesquisadores, os artrópodes correspondem a 70% das espécies animais conhecidas pelo homem. Estes animais pertencem ao filo Arthropoda, palavra que vem do grego Arthros, que significa articulação; e Podos, que significa pés.

Os insetos, aranhas e crustáceos que fazem parte de nossa rotina são animais artrópodes. Os animais habitam o solo, a água e diversos ecossistemas. Os seres são invertebrados, possuem exoesqueleto de quitina e têm patas articuladas que ajudam na locomoção.

De uma maneira geral, os artrópodes são altamente adaptáveis a diferentes condições de tempo e ambientes. Os animais apresentam estruturas corporais resistentes e impermeáveis.

Outra característica interessante dos seres artrópodes é que eles apresentam uma grande capacidade de reprodução. Como conseguimos observar no dia a dia, alguns animais como as abelhas, formigas e os cupins apresentam uma organização social perfeita e equilibrada.

Classificação dos Artrópodes:

A classificação geral dos animais artrópodes conta com cinco classes majoritárias, de acordo com o número de patas. Veja:

Insetos: 6 patas – Ex: mosquito;

Aracnídeos: 8 patas – Ex: escorpião;

Crustáceos: 10 patas – Ex: camarão;

Quilópodes: 1 par de pernas em cada segmento do corpo – Ex: centopeias;

Diplópodes: 2 pares de pernas em cada segmento do corpo – Ex: piolho de cobra.

Leia também! Assuntos relevantes