Biografias

Antoine Henri Becquerel (1852 – 1908)

Antoine Henri Becquerel nasceu em Paris, na França, no dia 15 de dezembro de 1852. Ele foi um físico renomado, filho de Alexandre-Edmond Becquerel. Com formação pela Escola politécnica da França, Becquerel se tornou um engenheiro de pontes e calçadas. Ele também lecionou física na Escola politécnica e no Museu Nacional de História Natural.

Em 1896, o cientista descobriu a radioatividade dos sais de urânio. Por esta descoberta ele ganhou uma atribuição ao Prêmio Nobel de Física no ano de 1903.

Antoine Henri Becquerel fazia parte de uma família de acadêmicos e pesquisadores importantes da França. Seu avô, Antoine César Becquerel, era sócio da Royal Society.

Antoine Henri Becquerel foi doutor em Ciências. Em 1892, ele foi nomeado professor de Física Aplicada no Departamento de História Natural no Museu de Paris. O físico foi casado com Lucie Jamin, com quem teve um filho.

Becquerel estudou o plano de polarização da luz, a fosforescência, a absorção da luz por cristais, o magnetismo terrestre, os raios emitidos pelo urânio e a radioatividade espontânea. O cientista foi membro da Academia das Ciências Francesa.

Antoine Henri Becquerel morreu aos 56 anos de idade, no dia 25 de agosto de 1908, em Le Croisic, na França.