Anêmona-do-Mar ou Actínia

Anêmona-do-Mar ou Actínia

Por

A Anêmona do Mar, ou actínia, é um animal marinho de cor brilhante que se assemelha muito com uma planta. Este animal pode ter cor azul, verde, rosa, vermelho ou uma combinação de cores.

As anêmonas-do-mar vivem em locais com boa iluminação. Elas fazem parte do grupo dos celenterados e são capazes de se movimentar lentamente.

As anêmonas têm um diâmetro que pode variar entre 6 mm e 90 cm. Estes animais são pólipos e têm uma extremidade do corpo em forma cilíndrica, e outra dotada de uma boca que conta com aproximadamente 200 tentáculos.

As anêmonas-do-mar utilizam os tentáculos para agarrar alimentos. Elas expelem gotas de veneno que são capazes de paralisar pequenos animais marinhos e peixes.

A reprodução da anêmona-do-mar se dá pela formação de ovos ou brotação. Geralmente, a anêmona-do-mar fica grudada na superfície de rochas no fundo do mar.

Alguns tipos de anêmonas causam queimaduras no homem, sendo recomendado que não se toque esse tipo de animal. A anêmona pertence ao mesmo grupo de classificação da água-viva e da caravela-portuguesa.

Leia também! Assuntos relevantes